Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Educação
  4. »
  5. ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM PROJETO AUDIOVISUAL E EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE VALORIZAÇÃO DO ACERVO HISTÓRICO DE TATUÍ

ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM PROJETO AUDIOVISUAL E EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE VALORIZAÇÃO DO ACERVO HISTÓRICO DE TATUÍ

Publicado em:

Pertencente ao acervo histórico e cultural da Produtora Machado, o Projeto “Museu Audiovisual e Exposição Itinerante” já passou por quatro escolas e, neste mês, estará em outras seis Unidades Escolares do município.

O Projeto “Museu Audiovisual e Exposição Itinerante”, pertencente ao acervo histórico e cultural da Produtora Machado, está circulando, desde o mês de abril, em diversas escolas da Rede Municipal de Educação. Esta iniciativa foi possível graças ao Edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Prefeitura de Tatuí, e integra a 22ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é “Museus, Educação e Pesquisa”.

As Unidades Escolares que já receberam este Projeto no mês passado foram a EMEF “Prof.ª Maria Eli da Silva Camargo”, EMEF “Prof.ª Aparecida Sallum”, EMEF “Prof. José Tomás Borges” e EMEF “Prof.ª Maria Olímpia Barbosa Lourenço”. A partir desta semana, a exposição continuará a sua jornada para outros alunos, conforme este cronograma: dia 14/5 (terça-feira), EMEF “Prof. Carlos Alberto Lourenço”; dia 15/5 (quarta-feira), EMEF “Prof. Alexandre Milani Filho”; dia 16/5 (quinta-feira), EMEF “Prof.ª Maria da Conceição Oliveira Marcondes”; dia 17/5 (sexta-feira), EMEF “Prof. José Menezes Bueno”; dia 23/5 (quinta-feira), EMEF “João Florêncio”; e dia 24/5 (sexta-feira), EMEF “Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”.

O potencial desta ação vai além da exposição de artefatos culturais; ela visa preservar o acervo histórico e cultural de Tatuí, garantindo que a história da cidade permaneça viva. Além disso, promove a continuidade cultural e estabelece um elo entre o passado e o futuro, permitindo que as gerações presentes e futuras conheçam e valorizem a rica cultura local diante do mundo.

O acervo da Produtora Machado, de propriedade de Ademar Machado, abrange uma ampla gama de documentos históricos, incluindo fotos antigas, negativos, partituras de músicos tatuianos famosos, recortes de jornais e filmes em diversos formatos como 16mm, Super 8 e fitas VHS. Se destacam, ainda, registros das bandas locais, arquivos de Carnavais e fotos que representam a diversidade cultural, incluindo a comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas em situação de rua que foram figuras conhecidas da cidade.

De acordo com o proponente do Projeto, para garantir a preservação desse valioso patrimônio, são necessários cuidados especiais, principalmente no tempo da pandemia da Covid-19, quando as pesquisas ficaram comprometidas devido ao distanciamento social. No entanto, as divulgações continuaram durante esse período, mantendo viva a história de Tatuí.

Uma parte significativa do acervo se encontra no Espaço Cultural Ademar Machado, onde também é realizado o trabalho de guarda, preservação, restauração e publicação em mídia digital. Este espaço tem sido fundamental para facilitar o acesso ao patrimônio histórico da cidade. “Porém, manter esse acervo não é tarefa simples, especialmente com o constante crescimento do mesmo. Recentemente, um lote com mais de 300 fitas k7 foi recebido, contendo entrevistas realizadas em Tatuí pelo radialista Wilson Bertrami nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Muitos dos entrevistados já faleceram, tornando essas gravações ainda mais valiosas e necessitadas de tratamento, limpeza e digitalização para garantir sua preservação e acesso no futuro”, comenta Ademar Machado.

Compartilhe:

Outras

Notícias

SOLIDARIEDADE QUE TRANSFORMA VIDAS: CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA O DOCUMENTÁRIO “A GENEROSIDADE TATUIANA”

Filme presta homenagens à memória de Chico Pereira e de Donato Flores, que marcaram a história da cidade com suas ações em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

PREFEITURA REALIZA MAIS DE 600 REPAROS EM VIAS DURANTE O MÊS DE SETEMBRO

As ações de tapa-buracos foram executadas em mais de 54 ruas, distribuídas por mais de 15 bairros.

SENAI TATUÍ ABRE INSCRIÇÕES PARA TRÊS CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Oportunidades incluem capacitações em pintura predial, BIM para o canteiro de obras e leitura e interpretação de projetos, com foco em qualificação profissional e empregabilidade.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.