Após ter sido apreciado por centenas de pessoas em sua circulação pelo Centro Cultural de Tatuí e pelo Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, o concerto “Brasilidade – Música Brasileira para Saxofone e Piano” terá a sua apresentação final. Será na próxima quinta-feira (16/5), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, onde os músicos Giancarlo Medeiros e Miriam Braga prometem encantar a plateia com um repertório composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros.
Contemplada pelo Edital de Cultura nº 01/2023 – “Maria Ruth Luz”, da Prefeitura de Tatuí, a iniciativa visa difundir a cultura musical brasileira, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar o timbre profundo do saxofone barítono e as nuances expressivas do piano. Ao mesmo tempo, busca preencher uma lacuna deixada pelas mídias de massa, que nem sempre dedicam espaço para a riqueza cultural do país.
O concerto é composto por obras especialmente escritas para o duo de saxofone barítono e piano, destacando-se pela diversidade de estilos e ritmos que caracterizam a música brasileira. O repertório foi selecionado levando em consideração a acessibilidade das obras, garantindo que o público possa apreciá-las plenamente, mesmo sem conhecimentos musicais prévios. A estética das obras escolhidas explora o timbre único do saxofone barítono e do piano, refletindo as influências da música urbana brasileira do século XX. Além da apresentação musical instrumental ao vivo, o duo realiza explanações sobre as obras e os instrumentos utilizados, proporcionando uma experiência enriquecedora e informativa.
Os protagonistas da noite são os músicos com experiência e reconhecimento nacional e internacional: Giancarlo Medeiros, saxofonista barítono, músico e educador que compartilha seu conhecimento e paixão pela música com seus alunos, mestrando em Música pela UFRJ, pós-graduado em Educação Musical e que desenvolve uma intensa pesquisa sobre o repertório para saxofone barítono; e Miriam Braga, pianista de renome internacional, com uma vasta discografia dedicada à música brasileira, mestre em Música pela UFRJ, atua como solista e recitalista, é professora e pesquisadora, contribuindo significativamente para o cenário musical brasileiro.
O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local do concerto, está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.