A Defesa Civil de Tatuí atendeu, em apenas dois dias da última semana, a três ocorrências de incêndio na área urbana do município.
A primeira delas ocorreu na tarde de terça-feira (30/4), em um terreno no Residencial Vida Nova Pacaembu, ao lado do Ecoponto Municipal. Quando a equipe da Defesa Civil chegou ao local, as chamas já estavam atingindo os materiais concentrados no Ecoponto e a fumaça gerada pelo fogo se espalhava pelas casas vizinhas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar no rescaldo e deixar o locar em segurança.
Já as outras ocorrências foram registradas na última quinta-feira (2/5). No Jd. Rosa Garcia, o incêndio aconteceu em uma praça na Rua Maria Emília Rocha. E no Residencial Alvorada, as chamas estavam uma vegetação do bairro. Em ambas, a Defesa Civil deixou os locais seguros para a população, contendo o fogo e a fumaça.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Sérgio Luiz de Moraes, alerta a população sobre o aumento do risco de incêndios neste período de estiagem. “Com a falta de chuva, pequenas faíscas podem causar grandes incêndios. Por isso, evite acender fogueiras ou realizar qualquer tipo de queimada; não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias; e não solte balões, pois além de ser crime, pode causar incêndios e danos irreparáveis à natureza”.
Ele ainda reforça a importância dos cuidados com a saúde neste tempo seco. “Se hidrate. Umedeça o ambiente com toalhas molhadas e recipientes com água. Evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco. E, e em dias quentes, coloque seu chuveiro na posição Verão, diminuindo em até 30% o consumo de energia”.
Em situações emergenciais, acione imediatamente a Defesa Civil de Tatuí pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.