Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. CENTRO CULTURAL RECEBE A EXPOSIÇÃO “AFRODESCENDENTES TATUIANOS”, DO ACERVO FOTOGRÁFICO DE JOSUÉ FERNANDES PIRES

CENTRO CULTURAL RECEBE A EXPOSIÇÃO “AFRODESCENDENTES TATUIANOS”, DO ACERVO FOTOGRÁFICO DE JOSUÉ FERNANDES PIRES

Publicado em:

Com curadoria de Thonny Guedes, a mostra estará em cartaz de 3 a 29 de maio e poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A exposição “Afrodescendentes Tatuianos”, do acervo fotográfico do professor Josué Fernandes Pires, com curadoria de Thonny Guedes, estará em cartaz de 3 a 29 de maio, no Centro Cultural, da Prefeitura de Tatuí. Ela pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Na exposição, é possível conhecer registros fotográficos históricos de afrodescendentes tatuianos, gentilmente cedidos pela família de Josué. Apaixonado pelas artes visuais, o professor é um grande memorialista do município, pois, além das obras monumentais as quais se tem acesso expostas externamente na cidade, ele desenvolvia o hábito do registro fotográfico.

No entanto, como muitos destes registros não tem o nome do protagonista da imagem, uma provocação será feita na exposição: “Identifique quem é e nos informe”, pois assim registraremos a memória desses cidadãos tatuianos que um dia construíram e/ou ainda constroem a identidade de Tatuí.

O Centro Cultural, sede da exposição, está situado na Praça Martinho Guedes, n° 12, Centro.

JOSUÉ FERNANDES PIRES

Casado com Lindiomar Fornazzari Pires, Josué é pai de Jorge, Sônia, Sêfora e Jenner. Estudou no Grupo Escolar “João Florêncio”. Se formou como professor e lecionou nas escolas “Sales Gomes”, “João Florêncio” e “Chico Pereira”, de Tatuí, e na escola “Alves Viana”, de Tietê. Foi militante político e descreveu a política como sendo muito confusa.

Fotógrafo e artista plástico, registrou sua história por meio de monumentos que podem ser apreciados no Conservatório de Tatuí, na ETEC “Sales Gomes” e na Estação Experimental. A obra “O Apascentador”, situada em frente ao Teatro Procópio Ferreira, foi capa de inúmeras revistas e publicações, elevando ainda mais a estima musical dos tatuianos. Em 1971, realizou a exposição pedagógica “Mostra 71”, do Ginásio Industrial Estadual “Sales Gomes” e, ao lado de seus alunos José Carlos da Silva e João Pereira de Araújo, produziu o monumento “O Condutor”, com estruturas de aço revestidas com concreto e o rosto em cobre.

Buscou grande harmonia em sua filosofia de vida nas flores e na disciplina consciente, onde favorecia a ideia dos alunos e, por isso, descreve a arte como acontecimento natural em sua vida, uma forma de transformar determinadas visões em objetos palpáveis.

Também criou o monumento “Extraterrestre”, com 2 metros de altura, situado no Museu Ufológico de Varginha (MG), que ficará em evidência por muitos anos devido a qualidade artística da obra.

O professor, artista plástico, fotógrafo e escultor Josué Fernandes Pires faleceu em 19 de dezembro de 2008.

Compartilhe:

Outras

Notícias

AVANÇO NA MOBILIDADE URBANA DE TATUÍ: COMEÇAM AS OBRAS DA NOVA AVENIDA DE ENTRADA DA CIDADE

A avenida passará pelo novo empreendimento da empresa Ellenco, nas áreas das Famílias Ramos e Miranda, na região do bairro Colina Verde, ligando o anel viário municipal e as Rodovias SP-129 e SP-127.

TATUÍ PROMOVE AÇÕES DO “AGOSTO DOURADO” EM APOIO À AMAMENTAÇÃO E À SAÚDE MATERNO-INFANTIL

Programação inclui mobilizações, rodas de conversa e lançamento de livro, destacando os benefícios da amamentação para mães e bebês.

PRAÇA DA MATRIZ RECEBE FEIRA DE TROCA DE LIVROS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Ação acontece neste primeiro sábado do mês de agosto, dia 2, das 10h às 12h.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.