1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. ATIVIDADES EDUCATIVAS QUE VALORIZAM AS TRADIÇÕES CARNAVALESCAS DE TATUÍ SÃO OFERECIDAS PELO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

ATIVIDADES EDUCATIVAS QUE VALORIZAM AS TRADIÇÕES CARNAVALESCAS DE TATUÍ SÃO OFERECIDAS PELO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Publicado em:

O destaque será uma maquete do Cordão dos Bichos Mirim, que terá em sua composição 15 fotos e 2 animais, com o propósito de apresentar a técnica de papietagem.

No período de 1º a 13 de fevereiro, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, promoverá o Projeto Educativo “Carnaval – Tradição de Tatuí”, com o intuito de valorizar e proporcionar conhecimento sobre os antigos carnavais da Capital da Música. Para tanto, serão oferecidas atividades educativas gratuitas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e, também, especialmente na segunda-feira de Carnaval (12/2), no mesmo horário.

O público poderá apreciar fotos do acervo do Museu; figuras carnavalescas, entre elas, Pierrô e Colombina; além de máscaras de papelão, serpentinas e confete. O destaque será uma maquete do Cordão dos Bichos Mirim, que terá em sua composição 15 fotos e 2 animais, com o propósito de apresentar a técnica de papietagem.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Vale ressaltar que nos dias 14 e 15 de fevereiro (quarta e quinta-feira), o local estará fechado para higienização do acervo. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com ou museupaulosetubal@gmail.com.

REPRESENTATIVIDADE CULTURAL

Tatuí é um município rico em cultura, memórias, histórias e tradições de Carnaval. A maioria das pessoas que aqui vivia, gostava de se fantasiar e ir aos bailes.

Nos anos de 1920, os carros alegóricos começaram a circular pelas ruas da cidade. Em 1928, foi criado o Cordão dos Bichos, bloco onde os foliões se vestem de animais e que existe até hoje; uma tradição e patrimônio cultural do folclore tatuiano. Na década de 1950, os carros alegóricos passaram a ser mais elaborados. Já nos anos 1960, o Bloco da Saudade fez muito sucesso e em 1970 foi a vez do Bloco Banda Bandida, além do início das escolas de samba.

Em 1979 ocorreu a primeira edição do Baile Vermelho & Preto, que já conta com quatro décadas de tradição no Carnaval tatuiano e foi criado especialmente para o Clube XI de Agosto, com as cores da associação. Desde então, o baile foi acompanhando os anos, já teve edições no Bar Bangalô e voltou para o Clube XI de Agosto.

O Cordão dos Bichos Mirim, da EMEI “Joaquim da Silva Campos”, situada no bairro Valinho e pertencente a Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Tatuí, surgiu no mês de agosto de 2010. Inspirado no tradicional bloco carnavalesco de Tatuí (Cordão dos Bichos), o Cordão dos Bichos Mirim foi idealizado pela professora Maria Elisa Machado, com apoio de Ana Paula Andrade, que, na época, era diretora desta unidade escolar. Atualmente, a diretora Rita de Cássia Braz Silva e sua equipe são responsáveis pela continuidade deste projeto que resgata a cultura tatuiana, a tradição e o folclore.

Compartilhe:

Outras

Notícias

VÍDEO DA EXPOSIÇÃO “A DANÇA SOB O OLHAR DA CAPITAL DA MÚSICA” ESTREIA NESTA SEXTA-FEIRA (15/11) NO CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE

O público pode visitar a mostra, que é parte das comemorações do Dia Mundial do Hip-hop, no Museu Histórico “Paulo Setúbal” até este domingo, dia 17 de novembro.

RESULTADOS FINAIS DOS EDITAIS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB) EM TATUÍ SÃO HOMOLOGADOS

Os proponentes classificados devem realizar o procedimento de Habilitação dos Documentos na próxima semana, entre os dias 18 e 22 de novembro.

ÚLTIMO SHOW DO DUO “CASA FORTE”, REFERENTE AO EDITAL DE CULTURA “MARIA RUTH LUZ”, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Com duração de 60 minutos, “Sons de casa – Canções do nosso tempo” é uma viagem pela Música Popular Brasileira e inclui arranjos inéditos de novos talentos da MPB, conectando diferentes épocas e gerações.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo