Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promoverá mais uma edição da “Virada Inclusiva”. Com o tema “Vozes Unidas, Direitos Iguais!”, o evento será nesta sexta-feira (1º/12), das 10h às 15h, na Praça da Matriz.
A ação intersetorial, que reúne a sociedade civil, associações ligadas às pessoas com deficiência e o poder público, tem o objetivo de trazer soluções pontuais à algumas demandas das pessoas com deficiência do município, buscando uma sociedade inclusiva para todos.
A programação será diversa e acessível para a participação de pessoas com e sem deficiência e contará com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários dos mais diversos setores. Juntos eles oferecerão: plantão tira-dúvidas e orientações sobre carteirinha de transporte municipal e intermunicipal para PcD, Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC – Loas), Cadastro Único (CadÚnico), cartão de estacionamento para PcD, direitos da PcD e emprego inclusivo; cadastro e atualização da PcD para o Censo Municipal; atualização do cadastro dos ostomizados; vídeos com profissionais renomados orientando sobre direitos e deveres da pessoa com deficiência; apresentações culturais de artistas com deficiência e de coral de Libras das escolas; e exposição fotográfica.
O Programa “Virada Inclusiva” é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo e, em Tatuí, será realizada em parceria com as Secretarias da Educação, de Direitos Humanos, Família e Cidadania, de Assistência e Desenvolvimento Social e da Saúde; com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD); com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT); com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal; com o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe); com a Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (APODET); com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí (APAE); com a Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 26ª Subseção de Tatuí; e com a E.E. P.E.I. “Prof. Ary de Almeida Sinisgalli”.