Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. FESTIVAL “SEMANA DA MÚSICA DE TATUÍ” RECEBE O NOME DE YOLANDA RIGONELLI E ACONTECE DE…

FESTIVAL “SEMANA DA MÚSICA DE TATUÍ” RECEBE O NOME DE YOLANDA RIGONELLI E ACONTECE DE 22 A 25 DE NOVEMBRO NO CORETO DA MATRIZ

Publicado em:

Yolanda Rigonelli foi a idealizadora da “Semana da Música”, em 1961, no Conservatório de Tatuí.

Na próxima semana, entre os dias 22 e 25/11 (quarta-feira e sábado), o coreto da Praça da Matriz receberá o tradicional Festival “Semana da Música de Tatuí”, que acontece desde 1950 valorizando o título de “Capital da Música” e celebrando o Dia do Músico e da Música, a ser comemorado em 22/11. Nesta edição, o Festival receberá o nome de Yolanda Rigonelli, idealizadora da Semana da Música.

O show de abertura do Festival, na quarta-feira (22/11), às 18h, será com a Bravo Electro e participação especial de Angelo Varella. Marca registrada do “Trio Bravo Electro”, o repertório terá uma junção de elementos das músicas clássica e popular executados pelos instrumentos orquestrais a partir de uma base eletrônica. Com uma roupagem moderna e remixada, o show   apresentará sucessos das músicas clássica e sertaneja, de tangos, jazz, rock, pop, MPB e outros estilos musicais.

Na quinta-feira (23/11), às 19h, grandes sucessos do pop/rock mundial tomarão conta do Festival com a Banda “Live by Night”. Em atividade desde 2014, o grupo já se apresentou nas melhores casas de shows do interior paulista e em conjunto com renomados artistas brasileiros, como Marcelo Nova, Raimundos, Ira! e Paralamas do Sucesso. Considerada uma das melhores da região, a banda esteve presente em todas as edições da Feira do Doce, sempre executando grandes sucessos da música nacional e internacional com paixão e maestria, dignos de uma banda composta por filhos de Tatuí, a ”Capital da Música”.

Já na sexta-feira (24/11), também às 19h, a apresentação será da cantora Rose Araújo e sua banda, formada por Gabriel Carbona (guitarra), Sérgio Prado (contrabaixo), Guilherme Correa (bateria) e Leandro Lara (teclado). Há mais de 20 anos cantando os mais variados estilos de música, Rose Araújo e Banda farão um Tributo a Rita Lee.

O encerramento da “Semana da Música de Tatuí” ficará por conta do Projeto “Música na Praça”, às 11h de sábado (25/11), com o Grupo “Seresteiros com Ternura”. Composto por Maria Inês Camargo (voz e afoxé), Pedro Adilson Pavanelli (violão), Paulo Rita Aguar (cavaquinho), Carlos Mendes (timba) e o convidado especial Léo da Sanfona, o grupo fará uma apresentação embalada por muita seresta.

O Festival “Semana da Música de Tatuí – Yolanda Rigonelli” é correalizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

SOBRE YOLANDA RIGONELLI

Yolanda nasceu em São Paulo, no dia 24 de novembro de 1907. Filha de João Rigonelli e Adélia Bosselo, se formou no Conservatório Paulista de Canto Orfeônico.

Publicou alguns livros, entre eles, “Lições de Análise e Apreciação Musical – Curso Elementar de Harmonia 1º e 2º anos”. Conhecida como uma das mestras da Harmonia no Brasil, foi professora do Conservatório de Tatuí e coproprietária fundadora do Conservatório Musical “João Baptista Julião”, de Sorocaba. Também lecionou no Instituto Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Sagrado Coração de Jesus.

A professora de Harmonia veio para Tatuí em 1956; fez parte do Conselho Técnico Administrativo biênio 1960-61, por meio de eleição secreta, cujos eleitos foram: Yolanda Rigonelli (11 votos); Judith Cabette de Oliveira (10 votos); maestro Spartaco Rossi (9 votos); e Maria Ruth Luz (8 votos). Sua dedicação ao ensino da música era tão evidente que assumiu interinamente a direção do Conservatório de Tatuí, marcando para sempre a história da instituição em um período de intensas transformações sociais e culturais em nosso país e com a incumbência de resgatar projetos musicais que durante a gestão do diretor Altino Santarém não foram realizados.

Naquela época, políticos da Capital questionavam a existência de uma escola estadual de música no interior. Em vez de entrar em discussões e debates burocráticos, a professora decidiu provar o valor da escola com recitais e exibições públicas do talento de seus alunos.

Surgia, assim, em 1961, a “Semana da Música do Conservatório de Tatuí”, que começava no dia 15 de novembro e terminava no dia 22 do mesmo mês, data essa dedicada à Santa Cecília, padroeira dos músicos. A semana reunia recitais, concertos, apresentações de espetáculos teatrais e até desfile de fanfarras pelas ruas da cidade. Apenas os alunos que se destacassem nas aulas poderiam tocar ou encenar durante o evento, o que acabou se transformando em um grande incentivo para estudantes e professores.

A exibição de tantos talentos garantiu a permanência da escola e a Semana da Música se tornou o evento mais tradicional e longevo do Conservatório, passando a fazer parte do Calendário Cultural de Tatuí no ano de 2021, com o Festival “Semana da Música”, que acontece na Praça da Matriz, e, que neste ano de 2023 passará a ser chamado de “Yolanda Rigonelli”, em homenagem a professora de Harmonia e diretora do Conservatório de Tatuí.

Com sua vida dedicada exclusivamente à música, Yolanda Rigonelli nunca se casou, falecendo na cidade de São Paulo.

Compartilhe:

Outras

Notícias

BIBLIOTECA “BRIGADEIRO JORDÃO” CELEBRA O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL COM UMA VIAGEM ENCANTADA AO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

A iniciativa busca não apenas celebrar a literatura infantil, mas também incentivar o hábito da leitura desde a infância.

DOCUMENTÁRIO “CAMINHO DA FÉ DE TATUÍ” ESTREIA NO CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE

O documentário apresenta a emocionante história da caminhada da fé em Tatuí, cujo percurso de mais de 20 Km tem início na Basílica Nossa Senhora da Conceição com destino ao Santuário Nossa Senhora de Fátima.

245 SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE ÁRVORES SÃO REALIZADOS PELA PREFEITURA EM UM MÊS

O planejamento das regiões atendidas pelos serviços de poda é periodicamente revisado pelo corpo técnico e estratégico do Departamento de Meio Ambiente, levando em consideração a necessidade de cada local.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.