Contemplado pelo “3º Festival de Arte e Cultura”, da Prefeitura de Tatuí, o Projeto “Vozes da Arte de Tatuí: fortalecendo a diversidade e a representatividade por meio de entrevistas com artistas locais”, de Raul Galhego da Silva, lançará, às 12h desta quarta-feira (1º de novembro), seu décimo e último episódio no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/2Yuui6i).
A atriz, contadora de histórias e pedagoga Adriana Afonso, é a protagonista deste episódio. Mais conhecida como Drica, Adriana também é formada em Gestão Pública,leciona Artes Cênicas no Conservatório de Tatuí e é educadora social no COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade. Além disso, ela é atriz, diretora e produtora no Grupo Asas “Contação de História, Recreação e Música” e atriz na Cia. de Opinião.
“Chegamos ao final deste Projeto! Nas 10 últimas quartas-feiras ouvimos as vozes de artistas da cidade. São profissionais de Cultura que hoje desenvolvem em Tatuí a sua melhor forma de vivenciar a arte. São personalidades motivadoras aos futuros artistas da Cidade Ternura. Cada entrevista apresentou sua particularidade e todas somaram para o entendimento da profissão artista”, descreve o diretor de Cultura de Tatuí e gestor do Museu “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna.
Esta e as demais entrevistas com artistas locais – com especial ênfase em mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAP+ e negros – foram conduzidas por Jony Marcondes, também idealizador do programa junto com Raul Galhego. O objetivo principal foi promover a diversidade e a representatividade na cena artística de Tatuí, destacando a voz e o trabalho destas pessoas.
De acordo com Raul, a proposta foi ampliar a visibilidade desses talentos, valorizando a produção artística local e fomentando a participação do público em eventos culturais da cidade. Além disso, o Projeto pretendeu contribuir para o fortalecimento da cena cultural de Tatuí, estabelecendo um diálogo com a comunidade artística local e estimulando a criação de novas parcerias e colaborações entre os artistas.
SOBRE RAUL GALHEGO
Editor audiovisual independente. Cursa o 6º semestre de Produção Fonográfica na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”. Já atuou em diversas áreas, incluindo coordenação de equipes, produção de conteúdo audiovisual e edição de áudio. Foi coordenador da equipe de edição no projeto “Biblioteca Falada”, da Unesp Bauru, e trabalhou no projeto “Revista Torta”, também da Unesp Bauru, atuando no braço do projeto chamado RT na TV, responsável por converter para vídeo as matérias redigidas pelo projeto. Atualmente realiza edições de vídeos para redes sociais e trabalha na edição de um videoclipe para um artista de Jandira (SP).
SOBRE JONY MARCONDES
Pianista, compositor e arranjador, letrista, cantor, escritor e produtor fonográfico. Atua desde meados de 2003 e está contando sua história musical cronologicamente por meio de seus álbuns disponibilizados nas principais plataformas de streaming. Traz em seu trabalho um misto de sentimentos, como a nostalgia da infância, gritos de protesto vindo de sua referência punk e postpunk e o niilismo do movimento gótico. Formado em Produção Fonográfica pela FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, atualmente é estudante de Piano Erudito no Conservatório de Tatuí.