3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. “5ª SEMANA MUNICIPAL DE TURISMO”: AÇÕES FORTALECEM OS ATRATIVOS TURÍSTICOS, CULTURAIS, GASTRONÔMICOS E HISTÓRICOS

O Aeroclube de Tatuí foi um dos pontos turísticos visitados por alunos do Projeto “Turismo Pedagógico”.

Com o objetivo de fortalecer o turismo local e conscientizar a população a respeito dos diversos atrativos turísticos, culturais, gastronômicos e históricos que compõem o município, a Prefeitura de Tatuí – por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer -, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (COMTUR), promoveu, de 26 de setembro a 3 de outubro, a “5ª Semana Municipal de Turismo”.

A programação teve início com os alunos da EMEF “Prof.ª Lígia Vieira de Camargo Del Fiol” participando, no dia 26/9, de uma experiência educativa além da sala de aula: o Projeto “Turismo Pedagógico”. Acompanhados pelo guia de turismo Lúcio Rodrigues Júnior (Cadastur n° 24.971.091/0001-70), eles passaram pelos pontos turísticos de Tatuí: Museu Histórico “Paulo Setúbal”; área histórica da Fábrica de Tecidos “São Martinho”; Paço Municipal; Museu da Imagem e do Som de Tatuí – MIS; Capela de São João do Bemfica; Centro Hípico de Tatuí – CHT; Conservatório de Tatuí e Teatro Procópio Ferreira; e Aeroclube de Tatuí.

No Dia Municipal do Turismo, comemorado em 27 de setembro, ocorreu a divulgação do resultado da promoção “Visite Tatuí – Foto Turística”, que teve a participação de 38 internautas enviando suas fotos turísticas da cidade. A foto sorteada pelo sistema foi de Daniela D. Alves Lima e a ganhadora foi contemplada com uma cesta de doces caseiros da “Cidade Ternura”, com o apoio da APRODOCE (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí).

Outra ação importante foi a formalização da “Pesquisa de Demanda Turística de Tatuí 2020-2021-2022”, já que Tatuí é uma das primeiras três cidades do Estado de São Paulo a ser reconhecida como “Município de Interesse Turístico – MIT”, por meio da Lei nº 16.429, de 31 de maio de 2017”. O ato aconteceu dia 28/9, na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” e foi uma parceria entre o Departamento Municipal de Turismo e a instituição de ensino local.

A “5ª Semana Municipal de Turismo” foi finalizada no dia 3/10, com a Reunião Ordinária do COMTUR, onde os participantes realizaram uma visita técnica nas obras do Museu da Imagem e do Som de Tatuí (MIS) e do Memorial do Rugby 1928.

Importante informar que, de acordo com dados do mês de julho de 2023 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego, do Governo Federal, o município de Tatuí possui 1.634 ocupações formais relacionadas ao turismo, distribuídas em locais como: restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas; hotéis e similares; agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas; locação de meios de transporte sem condutor; artes, cultura, esporte e recreação; alojamento de animais domésticos; e transporte rodoviário de passageiros. Em 2019, o número dessas ocupações formais nas áreas do turismo era de 1.131, segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “O aumento expressivo destes indicadores demostra a importância da Administração Pública em fomentar a atividade turística nos âmbitos municipal e regional, promovendo ações como esta, da Semana Municipal de Turismo”, ressaltou o secretário de Turismo, Douglas Dalmatti Alves Lima.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.