A “45ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga”, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), movimentou o comércio e o turismo tatuiano pelo quarto ano consecutivo. No Centro Hípico de Tatuí (CHT), entre os dias 7 e 16 de setembro, milhares de pessoas, de várias partes do País, prestigiaram o evento.
A Prefeitura – por meio das Secretarias de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho – manteve no evento um estande de divulgação turística e institucional do município. Além da distribuição de guias turísticos, folders e cartões postais de Tatuí; exibição de um vídeo institucional da cidade e do turismo local; e apresentação da nova revista institucional do município, a equipe realizou uma pesquisa de demanda turística com algumas pessoas que passavam pela Exposição.
Foram obtidas 43 respostas, das quais 53,5% foram de mulheres e 46,5% de homens. Este público é oriundo de 16 cidades do Estado de São Paulo e também de Curitiba (PR), Londrina (PR) e Jacutinga (MG).
Deste total, 44,2% tem entre 18 e 30 anos de idade. Em seguida, aparecem as pessoas de 31 a 40 anos de idade: 27,9%. A faixa etária de 41 a 50 anos de idade representou 16,3% do total. 9,3% das pessoas tinham mais de 51 anos de idade; e 2,3% representavam os menores de 18 anos de idade.
Mais da metade dos turistas, 88,4%, disseram visitar Tatuí devido à “45ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga”, enquanto 7% estavam por lazer e entretenimento e 4,6% devido a presença de familiares na cidade.
Das pessoas que responderam à pesquisa, 34,9% permaneceram por dois dias na cidade; enquanto 25,6% ficaram apenas um dia; 20,9%, acima de três dias; e 18,6% estiveram por três dias em Tatuí.
No tempo em que aqui ficaram, os visitantes gastaram diariamente com alimentação, hospedagem etc: até R$ 200,00 (11,6%); até R$ 300,00 (44,2%); acima de R$ 400,00 (23,3%); mais de R$ 500,00 (11,6%); e preferiram não responder (9,3%). Todos os entrevistados responderam que voltariam para Tatuí.
De acordo com a ABCCRM, que promove o evento, essa edição da Exposição foi um sucesso, contou a participação de cerca de 100 expositores de diferentes regiões do Brasil (Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e teve mais participações nas provas. Outro destaque é o aumento dos animais de pelagens, com 180 inscrições, representando 50% das inscrições da Exposição. “Conseguimos lotar todos os hotéis, além de gerar um grande efeito nos restaurantes da cidade. O evento já virou uma atração turística em Tatuí”, completou o presidente da ABCCRM, Eduardo Rabinovich.