De um total de 471 propostas inscritas e 410 selecionadas, o município de Tatuí teve sua proposta habilitada para concorrer ao “Prêmio Nacional do Turismo 2023: o turismo transformando vidas – Iniciativas de Destaque no Turismo”, organizado pelo Ministério do Turismo.
Com reconhecimento nacional, o Prêmio divulga iniciativas e profissionais de turismo, com o intuito de desenvolver o setor em cada território. Esse ano, o tema “o turismo transformando vidas” classifica iniciativas de destaque em 10 categorias e profissionais em 9 categorias.
Tatuí está concorrendo na categoria “Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo” e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, cadastrou a Feira do Doce de Tatuí.
Esta categoria a qual o município concorre, abrange iniciativas que aproveitam os diversos setores da economia criativa, tais como: artes cênicas, música, artes visuais, audiovisual, games, literatura e mercado editorial, software, moda, design, gastronomia, cultura popular, artesanato e outros como atrativos turísticos ou como agregadores de valor à oferta turística local; iniciativa que, comprovadamente, promova a integração da produção local à cadeia produtiva do turismo, com resultados tangíveis.
Proposta pelo Departamento Municipal de Turismo, a iniciativa foi avaliada positivamente pelo secretário municipal de Turismo, Douglas Damaltti Alves Lima, já que atende aos requisitos da categoria “Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo”, sendo o cadastramento e os embasamentos técnicos realizados pelos turismólogos da Prefeitura, Rafael Halcsik Coutinho e Jean Vinicios Sebastião.
O “Prêmio Nacional do Turismo 2023: o turismo transformando vidas – Iniciativas de Destaque no Turismo” busca identificar, estimular e disseminar práticas de sucesso, realizadas no turismo nacional, ao reconhecer a sua importância e abrangência nos destinos brasileiros, e valorizar profissionais que tenham atuado, de maneira criativa, inovadora e proativa, em benefício do desenvolvimento do turismo no País.
A divulgação do resultado final está prevista para o dia 21 de outubro e a cerimônia de premiação, com entrega de troféus e certificados aos primeiros colocados de cada categoria, agendada para o dia 5 de dezembro.
SOBRE A FEIRA DO DOCE
A “Feira do Doce de Tatuí” é atualmente o maior evento turístico do município, ajudando a promover a cidade turisticamente como a “Terra dos Doces Caseiros”, desenvolvendo o turismo cultural e gastronômico e movimentando a economia local.
Ela é considerada o maior evento do segmento gastronômico doceiro do interior paulista, estando incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, por meio da Lei Estadual nº 15.844/2015. É, também, um Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Tatuí, por meio da Lei Municipal n° 5.670, de 22 de junho de 2022.
A 9ª edição da Feira, realizada de 6 a 9 de julho de 2023, contou com 60 expositores que ofereceram seus produtos para 242.323 pessoas que passaram pelo evento, oriundas de 69 cidades de 8 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal, além dos países africanos Argélia e Angola. Este público adquiriu 468.796 doces, movimentando mais de R$ 2 milhões.