3. Cultura
  5. DE 18 A 24 DE SETEMBRO, MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” PARTICIPA DA “17ª PRIMAVERA DOS…

DE 18 A 24 DE SETEMBRO, MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” PARTICIPA DA “17ª PRIMAVERA DOS MUSEUS” COM DIVERSAS AÇÕES CULTURAIS

Durante os sete dias, a exemplo do que será feito em museus de todas as partes do Brasil, uma série de atividades culturais está programada no Museu tatuiano.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, participará da programação nacional da “17ª Primavera dos Museus”, que acontecerá na próxima semana, de 18 a 24 de setembro.

A temporada cultural é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. O objetivo é estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

Neste ano, o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas” é a inspiração para a realização das atividades da 17ª Primavera dos Museus, oferecendo oportunidades para a reflexão sobre a construção da democracia de seus agentes.

Durante os sete dias da “Primavera dos Museus”, a exemplo do que será feito em museus de todas as partes do Brasil, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” promoverá uma série de atividades para seus visitantes.

De 18 a 24/9 (segunda-feira a domingo), das 9h às 17h, na sede do Museu tatuiano, dois espaços lúdicos estarão disponíveis para visitação: um sobre os quilombolas, com fotos, peças de artesanatos e instrumentos musicais, além da exibição de um vídeo sobre os moradores do Quilombo do Cafundó, situado em Salto de Pirapora (SP), que busca manter viva a tradição dos seus ancestrais, como a fabricação da boneca “abayomi” e o uso da língua própria “quimbundo”; e outro espaço sobre os indígenas, com exposição de peças e objetos salvaguardados no acervo do Museu, resgatando a memória dos primeiros habitantes de Tatuí.

A abertura oficial da semana de atividades será às 19h do dia 18/9 (segunda-feira), com a exposição “Memórias afetivas de um apartamento”, promovida por meio de uma parceria de Cristian Lourenço, Daniel Passos, Thiago Martins e amigos. Com fotos de artistas LGBTQIAPN+ de várias áreas de trabalho de Tatuí, com tecidos nas cores da bandeira, complementados com croquis, pintura, arte e outros, a exposição chama a atenção para o universo LGBTQIAPN+ com muita emoção e com a sensação de “eu posso ser quem eu quiser”.

No dia seguinte (terça-feira, 19/9), estão programadas duas ações: às 14h30, a vivência “Colagem com folhas e pintura com tintas naturais”, onde as crianças poderão explorar e manipular o que encontrarem na Praça Manoel Guedes, ao redor do Museu, além de realizarem pinturas com tintas naturais; e às 19h, a noite de lançamentos e autógrafos de três livros de Renato J. Mello, seguido de bate-papo com o escritor tatuiano.

Às 19h30 de quarta-feira (20/9), será a vez do público, maior de 14 anos de idade, conferir o espetáculo “Armário de Vidro”, do Núcleo Encena, que conta a história de Ian e Sebastian, um casal que vive um relacionamento cheio de dilemas, preconceitos, dúvidas e medos. A peça traz reflexões sobre questões da comunidade LGBTQIAPN+.

Já no dia 21/9 (quinta-feira), duas atividades estão programadas: às 14h, a Oficina “Luz, câmera escura, ação”, sobre o processo de criação de uma câmera escura, ministrada por Emiliano Capozoli, do Pontos MIS; e às 19h, a palestra “Capoeira: um ato de resistência!”, com o professor Paulinho.

Outra palestra acontecerá na sexta-feira (22/9), às 17h, com Jovana Fernandes – da terra indígena Tawamirim, no Amazonas – com o tema “O outro lado da história: a cultura viva e presente”. Jovana compartilhará costumes, crenças, maneiras de falar, rotina, alimentação, enfim, a cultura viva e presente do seu povo Apurinã. Mais tarde, às 19h, terá a “Noite da Seresta com Ternura – Especial 10 anos”, com o Grupo “Seresteiros com Ternura”, e homenagem ao ilustre tatuiano Roque Bráulio; tal evento faz parte também do 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

E no sábado (23/9), às 15h30, o músico Felipe Reis promoverá um Recital de Violão.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com e museupaulosetubal@gmail.com.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.