3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. MAYARA RIOS APRESENTA O SHOW “CORAGEM” NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

MAYARA RIOS APRESENTA O SHOW “CORAGEM” NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

A cantora, pianista e compositora lança seu primeiro álbum – contemplado em 2022 pelo Prêmio Bolsista Destaque do Conservatório de Tatuí -, com canções autorais e clássicos da Música Popular Brasileira.

O Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí, receberá, neste sábado (2/9), às 11h, na Praça da Matriz, a cantora, pianista e compositora Mayara Rios, com o show “Coragem”, contemplado no 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

O show registra o lançamento do primeiro álbum da cantora – que foi contemplado em 2022 pelo Prêmio Bolsista Destaque, do Conservatório de Tatuí -, contendo canções autorais e clássicos da Música Popular Brasileira, decisivamente importantes em sua trajetória como cantora e pianista.

Mayara apresenta arranjos inéditos desenvolvidos durante a intensa pesquisa da junção piano e voz, buscando fundir, e ao mesmo tempo identificar, estes dois elementos a partir da execução simultânea, porém independente de ambos instrumentos. Para tanto, a cantora destaca tal formação sem deixar de apresentar arranjos para Jazz trio, com músicos especialmente convidados para este importante momento de seu fazer musical.

Em “Coragem”, a cantora compartilha sua vivência vocal e pianística em composições autorais que possuem seu agradecimento mais profundo por todos estes anos de aprendizado, de prática, de estudo e ensino. Ela deseja ainda, compartilhar um pouco de sua história de superação, buscando inspirar os ouvintes a não terem medo da luta, das deficiências, aparentes ou não, e a transformam sua existência em um ato de resistência, em um exercício de coragem.

“O objetivo principal deste projeto é registrar, de forma plena e satisfatória, um pouco do muito concedido pela música. Seja de forma poética, harmônica ou melódica, estas canções têm em si a alma de alguém que foi salvo pelo ensino musical e, apesar de uma limitação aparente, conquista uma profissão digna e um lugar de respeito entre músicos da mais alta categoria profissional, tendo a oportunidade de trabalhar junto a eles em plena condição de igualdade, graças à música, graças ao Conservatório de Tatuí, a quem dedica extrema gratidão”, comenta Mayara Rios.

SOBRE MAYARA RIOS

Cantora, pianista e compositora, formada pelo Conservatório de Tatuí. Natural de Belém (PA), iniciou-se na música aos 10 anos de idade, estudando teclado em Bambuí (MG), o que lhe possibilitou acompanha-la cantando em festas culturais na mesma cidade.

Em 2006, ingressou no Conservatório de Tatuí, onde retomou seus estudos de teclado e participou da implantação do curso de Musicografia Braille, integrando a primeira turma. Em 2009, iniciou em Canto Popular, sob orientação da professora Andrea dos Guimarães. Um ano depois (2010), se apresentava em diversas casas de show em Recife, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro, e em eventos realizados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. No ano de 2012, foi aprovada como cantora na “Jazz Combo”, do Conservatório de Tatuí, sob coordenação do maestro Paulo Flores, banda com a qual percorreu várias cidades do Estado de São Paulo, cantando ao lado de Arismar do Espírito Santo, Rodrigo Ursaia, Edmundo Villani-Côrtes, Vinícius Dorin, entre outros.

Foi premiada com o show “Mayara Rios canta Dorival Caymmi”, no 2º Festival de Arte e Cultura de Tatuí, e também com o show “Sons de casa canções do nosso tempo”, no 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí. Venceu na categoria “Música Tema”, do 14º Prêmio Lollo Terra de MPB, de São Miguel Arcanjo (SP). Foi cantora da Big Band do Conservatório de Tatuí, em 2021 e 2022, com a qual se apresentou em renomados palcos, como Sala São Paulo, Festival de Inverno de Campos do Jordão, e outros.

Atualmente, Mayara ministra aulas particulares de canto, de piano, de harmonia e de improvisação em seu espaço musical.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.