1. Home
  2. »
  3. Educação
  4. »
  5. TATUÍ SEDIA A 2ª MAIOR COMPETIÇÃO DE FOGUETES E SATÉLITES EDUCACIONAIS DO MUNDO

TATUÍ SEDIA A 2ª MAIOR COMPETIÇÃO DE FOGUETES E SATÉLITES EDUCACIONAIS DO MUNDO

Publicado em:

A Latin American Space Challenge 2023 (LASC) espera receber um público de 1300 pessoas por dia, entre fogueteiros e espectadores, para lançar e acompanhar mais de 145 projetos com participantes de quase 15 países.

O município de Tatuí será sede da Latin American Space Challenge 2023 (LASC), considerada a 2ª maior competição anual de foguetes e satélites educacionais do mundo, que proporciona a oportunidade de estudantes, interessados e entusiastas em tecnologias espaciais, de desenvolver, apresentar e lançar, ou testar, seus foguetes e satélites experimentais.

O evento acontecerá pelo quinto ano consecutivo, entre os dias 24 e 27 de agosto (quinta-feira a domingo), na fazenda de gramicultura cedida pela Gramas Xavier. Lá, as atividades serão realizadas em um espaço denominado Cabo Canavial, em analogia ao “Cape Canaveral”, no Estados Unidos, que, por conta do plantio de cana-de-açúcar ao redor da área operacional da LASC, é visto como um excelente local e ponto essencial na estratégia do evento.

Além do ambiente propício para inovação e testes, a LASC é realizada no Cabo Canavial em Tatuí devido a seis fatores: segurança – o local possui condições propícias dentro do gerenciamento de risco para sediar o evento; condições do terreno – conjunto de propriedades com mais de 10 Km² de grama; localização – perto da capital paulista e dos principais aeroportos; espaço aéreo – coordenação simples e segura com a Força Aérea Brasileira; clima e meteorologia – mais de 30 lançamentos desde 2019 sem impactos significativos; e infraestrutura e logística – hotéis, pousadas e restaurantes são abundantes para suportar o evento.

A competição é dividida em dois desafios principais, a LASC Rocket Challenge e a LASC Satellite Challenge, e em categorias de acordo com o apogeu de alvo do foguete experimental ou do formato do satélite de 0,5km a 3km de altura.

Os organizadores esperam receber um público de 1300 pessoas por dia, entre fogueteiros e espectadores, para lançar e acompanhar mais de 145 projetos com participantes de quase 15 países. Para tanto, a segurança é o valor número 1 da LASC, possuindo a maior prioridade durante o evento: os projetos são avaliados por uma equipe com vasta experiência teórica e prática com o intuito de mitigar perigos ativos e latentes no gerenciamento de risco.

Os lançamentos de foguetes serão realizados nos dias 25, 26 e 27 (sexta-feira a domingo), das 8h às 18h. E, pelo segundo ano consecutivo, o evento receberá no sábado (26) o senador Marcos Pontes e sua comitiva. O primeiro dia da LASC (quinta-feira, 24), será exclusivo para as equipes e jurados na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, onde ocorrerão as avaliações teóricas e as apresentações dos melhores projetos.

O público interessado em assistir aos lançamentos dos foguetes, pode adquirir os ingressos previamente no Sympla (https://linktr.ee/lascspace) ou na hora do evento, no próprio local. Eles custam a partir de R$ 50,00 e são válidos para todos os dias de evento no Cabo Canavial, sendo: meia-entrada – exclusivo para estudantes, idosos e menores de 18 anos de idade; entrada-social – em parceria com o Fundo de Solidariedade do município de Quadra, onde o público geral adquire o ingresso com o valor reduzido e leva 1Kg de alimento não perecível para o primeiro credenciamento; e inteira – público geral. Crianças com 12 anos de idade ou menos são isentas de ingresso.

Compartilhe:

Outras

Notícias

AUDITÓRIO DO NEBAM RECEBE CONCERTO DE NATAL DA ORQUESTRA “NOTAS BRILHANTES”

O evento, com entrada gratuita, promete encantar o público com um repertório variado, incluindo a sofisticação da música clássica e a leveza de peças populares.

GRUPO DE TRABALHO, ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB) SUSPENDE ATIVIDADES TEMPORARIAMENTE

O recesso administrativo seguirá até o dia 13 de janeiro de 2025.

NO PERÍODO DE 30 DIAS, 18 CASOS DE DENGUE SÃO REGISTRADOS EM TATUÍ, SENDO 16 AUTÓCTONES E 2 IMPORTADOS

Neste ano de 2024, a cidade tem um total de 871 casos da doença, sendo 770 autóctones e 101 importados.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo