Emergências:

enptes
enptes
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. MUSEU “PAULO SETÚBAL” E MUSEU DAS FAVELAS PROMOVEM OFICINA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NAS MEDIAÇÕES…

MUSEU “PAULO SETÚBAL” E MUSEU DAS FAVELAS PROMOVEM OFICINA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NAS MEDIAÇÕES MUSEOLÓGICAS

Publicado em:

A ação é destinada para profissionais que atuam em núcleos educativos de museus do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, o SISEM-SP.

Na próxima terça-feira (29/8), das 9h às 17h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, e o CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca do Museu das Favelas, realizará a Oficina “Entre Museus Antirracistas”, ministrada pela museóloga e historiadora Carolina Rocha e pela educadora Mayara Carvalho.

A ação é destinada para profissionais que atuam em núcleos educativos de museus do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, o SISEM-SP, e tem como objetivo promover o debate e o desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas nas mediações museológicas.

“Durante a Oficina, serão abordados temas relevantes para a construção de uma atuação mais consciente e comprometida com a promoção da igualdade racial nos museus. A troca de experiências entre os profissionais presentes proporcionará uma oportunidade para a construção de conhecimentos e estratégias de ação efetivas”, afirma a museóloga Carolina Rocha.

A primeira parte da aula será focada em aspectos teóricos e reflexivos sobre responsabilidades e corresponsabilidades dos núcleos educativos de museus. Já a segunda parte terá dinâmicas de construções de práticas pedagógicas. A expectativa é que os envolvidos saiam prospectando ferramentas e abordagens para tornar os museus espaços mais diversificados e antirracistas.

Por meio dessa ação educativa, pretende-se contribuir para a transformação social, disseminando práticas museológicas mais conscientes e comprometidas com a luta contra o racismo e a promoção da equidade racial na sociedade brasileira. A troca de saberes é uma oportunidade para que os profissionais dos museus de São Paulo aprofundem seus conhecimentos e promovam mudanças significativas em suas práticas educativas.

A Oficina “Entre Museus Antirracistas” faz parte do Programa Conexões Museus SP, gerido pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, o SISEM-SP, e que neste ano ainda ocorrerá no Museu Histórico e Pedagógico “Dom João VI”, em São José do Rio Preto, e no Museu do Folclore, em São José dos Campos, nos meses de setembro e outubro.

As inscrições são limitadas a 15 vagas e devem ser realizadas, até esta sexta-feira (25/8), no link https://bit.ly/3KQu6mY. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cria@museudasfavelas.org.br ou pelo telefone (11) 4240-3363. O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, sede da Oficina, fica na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro.

Compartilhe:

Outras

Notícias

AVANÇO NA MOBILIDADE URBANA DE TATUÍ: COMEÇAM AS OBRAS DA NOVA AVENIDA DE ENTRADA DA CIDADE

A avenida passará pelo novo empreendimento da empresa Ellenco, nas áreas das Famílias Ramos e Miranda, na região do bairro Colina Verde, ligando o anel viário municipal e as Rodovias SP-129 e SP-127.

TATUÍ PROMOVE AÇÕES DO “AGOSTO DOURADO” EM APOIO À AMAMENTAÇÃO E À SAÚDE MATERNO-INFANTIL

Programação inclui mobilizações, rodas de conversa e lançamento de livro, destacando os benefícios da amamentação para mães e bebês.

PRAÇA DA MATRIZ RECEBE FEIRA DE TROCA DE LIVROS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Ação acontece neste primeiro sábado do mês de agosto, dia 2, das 10h às 12h.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.