3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. “REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932” É TEMA DO PROJETO EDUCATIVO DO MUSEU “PAULO SETÚBAL” NESTE MÊS…

“REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932” É TEMA DO PROJETO EDUCATIVO DO MUSEU “PAULO SETÚBAL” NESTE MÊS DE JULHO

Na sala “Tatuí Guerreira”, que fica no subsolo do Museu, estão expostos objetos de tatuianos que participaram de conflitos armados na Revolução de 1932 e na 2ª Guerra Mundial.

O Setor Educativo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, realizará, no período de 9 a 31 de julho, uma série de atividades focadas no tema “Revolução Constitucionalista de 1932”.

O objetivo é identificar as razões pelas quais se iniciou a Revolução Constitucionalista de 1932, bem como compreender as suas consequências; valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao dia 9 de julho (data em que se iniciou o Movimento Constitucionalista); conhecer a história sobre esta Revolução em Tatuí; valorizar os objetos do acervo do Museu “Paulo Setúbal”; viabilizar a interação do público com os objetos do acervo; e ampliar o fluxo dos objetos expostos.

Tudo isso será possível graças ao acervo que o Museu possui. Em seu subsolo, na sala “Tatuí Guerreira”, estão expostos objetos de tatuianos que participaram de conflitos armados na 2ª Guerra Mundial e na Revolução de 1932.

Portanto, o público terá acesso a um espaço lúdico com jornais antigos, fotos e algumas peças usadas pelos combatentes, todos eles parte do acervo do Museu. Uma cronologia com a história da Revolução de 1932. E, também, um “túnel da Mantiqueira”, com o intuito de explicar alguns pontos da história. Nesse túnel ocorreu um dos maiores embates da guerra – entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo -, sendo um dos pontos mais estratégicos durante os combates, chegando a ser bloqueado por uma locomotiva no lado paulista, evitando o envio de tropas e mantimentos.

As atividades acontecerão de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. Os grupos interessados em agendamento, podem entrar em contato pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com ou museupaulosetubal@gmail.com.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.