Neste mês, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, receberá as Oficinas Gratuitas de Ritmos Peruanos, pertencentes ao Festival “Brasil/Peru Instrumental”. As aulas acontecerão nos dias 5, 6, 12, 13, 19 e 20 de julho, sempre das 14h às 18h. Para participar, o interessado deve se inscrever no link https://forms.gle/2PUpzgoCrF3BhEiTA.
O Festival “Brasil/Peru Instrumental” é um projeto contemplado pelo Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – Ibermúsicas, em seu Edital de 2022, e será realizado, até o dia 24 de julho, pela Associação Brasil Cultural, Chalé das Artes e entidades parceiras, em cidades do Estado de São Paulo e de Santa Catarina, entre elas, Tatuí, Sorocaba, Campinas, São Carlos, Itajaí e Florianópolis.
Sob a coordenação geral do maestro e compositor Paulo Flores, o Festival tem a participação de Lucía Seijas Garcias, Juan Pareja (violinista) e Ítalo Bracamonte (percussionista), músicos peruanos que formam o grupo “Llaqta”, especializado na divulgação da música folclórica peruana. Eles promoverão oficinas, shows e debates com foco nos ritmos peruanos, em uma simbiose criativa com o Choro e outros estilos musicais brasileiros e eruditos. São mais de 20 dias de interação virtual e presencial entre músicos brasileiros e peruanos para a criação e produção de material inédito com transmissão e gravação de vídeos e áudios nas redes e plataformas digitais.
Em Tatuí, as Oficinas de Ritmos Peruanos do Festival “Brasil/Peru Instrumental” serão encerradas com um show do grupo “Llaqta” e de Paulo Flores – proponente deste Projeto -, no dia 22/7 (sábado), na Praça da Matriz, com horário a ser definido pela organização do evento.
O CEU das Artes, sede das Oficinas, está localizado na Rua Ana Rosa Monteiro, n° 475, Vila Santa Helena. Mais informações sobre o Festival podem ser obtidas no link www.brasilinstrumental.com.