O tradicional Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, mais uma vez integrará a programação da 9ª Feira do Doce de Tatuí, que acontecerá de 6 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz. Durante os quatro dias do evento, o público poderá prestigiar 22 apresentações de muita qualidade, com grupos de Samba, Rock, Pop, Jazz, Blues, Música Popular Brasileira (MPB), Seresta e Tradição e Raiz.
No dia 6 de julho (quinta-feira), os shows terão início às 11h, com a Bravo Electro; em seguida, às 13h, é a vez da Banda Drone se apresentar; mais duas apresentações acontecerão durante à tarde: às 14h30 com o “Duo Casa Forte” (formado por Mayara Rios e Reginaldo César) e às 16h com o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Por fim, encerrando o primeiro dia da Feira, Pedro Paulo e os Seresteiros Alados de Tatuí se apresentarão às 18h e a Banda Live By Night às 20h.
As apresentações musicais no segundo dia da Feira (7 de julho) também iniciarão às 11h, com o Duo Natália Campos (Voz) e Joseval Paes (guitarra). Em seguida subirão ao palco: às 13h, a Big Band do Conservatório de Tatuí; às 14h30, o Grupo Seresteiros com Ternura; e às 16h, a Banda Blacking Stone. A abertura oficial da nona edição do evento também será na sexta-feira, às 20h, com a Orquestra Sinfônica de Tatuí.
Com a apresentação do Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí, no sábado (8 de julho), às 11h, o terceiro dia do Festival terá início. Neste dia, também se apresentarão: M. Medeiros Grupo de Choro, às 12h30; Banda Simphony, às 14h; Banda Marcatto, às 15h30; Rose Araújo (tributo a Rita Lee), às 18h; e Banda Cherry Bomb, às 20h30.
No domingo (9 de julho), feriado no Estado de São Paulo e último dia da Feira do Doce, mais cinco apresentações musicais acontecerão no Festival Capital da Música: às 13h, com a Orquestra Sinfônica de Laranjal Paulista; às 14h30, com a Banda Ruby Woo; às 16h, com a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí; às 17h30, com o Samba em Família; e às 20h, com a Banda Hereditários, marcando o encerramento da Feira e do Festival.
A Feira do Doce é realizada pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; em parceria com a Associação de Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce); com patrocínio da Cooperativa de Consumo – COOP e da Marquespan; apoio cultural da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí – ACE, do Centro Hípico, do McDonald’s, da Futura Produtos Médicos Hospitalares, do Laboratório Cruzeiro, do Sítio do Carroção, da BRZ Empreendimentos, da Strufaldi – Pastilhas Cerâmicas, da Sicao Chocolate, do Atacadão de Embalagens, da Abrão Reze, da Kéke Empreendimentos, do Polo Industrial, e da FREDI (FRE Desenvolvimento Imobiliário); e apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”, do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos – Organização Social de Cultura.
A FEIRA DO DOCE DE TATUÍ
Em sua nona edição, o tradicional evento busca promover a cidade turisticamente como a “Terra dos Doces Caseiros”, que desde 1952 vem fazendo história nesse segmento, além de desenvolver o turismo cultural e gastronômico e movimentar a economia local.
A Feira é considerada o maior evento do segmento gastronômico doceiro do interior paulista, estando incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, por meio da Lei Estadual nº 15.844/2015.
Na última edição, que aconteceu em 2022, mais de 175 mil pessoas prestigiaram os quatro dias do evento, movimentando mais de R$ 1,5 milhão na economia local, além de receber turistas de diversas partes do Brasil e também do exterior.
SOBRE O MAESTRO NEVES
O Maestro Antonio Carlos Neves Campos nasceu em 23 de abril de 1948, e faleceu em 22 de outubro de 2013. Filho de Joaquim da Silva Campos e Therezinha Neves Campos, Antonio Carlos era o irmão mais velho de Joaquim Roberto, José Guilherme e Maria Cecília. Foi casado com Terezinha Ayres Cabral Campos, com quem teve o filho Antonio Carlos Cabral Campos.
Nos estudos regulares, formou-se dentista pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Foi vereador de Tatuí na legislatura 1993/1996 e ocupou o cargo de secretário da Mesa da Presidência. Mas a música sempre foi sua paixão. O Maestro Neves tem um currículo artístico que dispensa maiores detalhes: formou-se em piano clássico pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, em 1964, e concluiu sua formação básica na Potsdam Central School, em Nova York. Entre 1984 e 2008 ocupou o cargo de Diretor Artístico do Conservatório de Tatuí. Foi responsável pela implantação de vários cursos musicais e pela profissionalização dos conjuntos de música da escola Tatuiana.
Durante sua gestão à frente do Conservatório de Tatuí, elevou esta instituição ao “status” de maior e melhor escola de música da América Latina. Desta forma, nada mais do que louvável a denominação deste pequeno trecho com seu nome, trecho este onde está localizado o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí.
Neves, com seu intenso trabalho no Conservatório ainda escrevia arranjos para músicos como Wagner Tiso, Altamiro Carrilho e Elba Ramalho. Também fez arranjos musicais para as principais orquestras brasileiras e, como maestro, regeu concertos no Brasil e no exterior. Sua produção musical foi intensa como arranjador, pianista e maestro, gravando três CDs com Toquinho.
Além da direção do Conservatório de Tatuí, o Tatuiano foi coordenador geral do Festival de Inverno de Campos do Jordão, projetou o Programa de Apoio às Bandas (Pró-Bandas), da Secretaria de Estado da Cultura, criou o Festival de MPB de Tatuí e teve participação decisiva para implantação do Festival de Música de Ourinhos.