No dia 16 de junho (sexta-feira), aconteceu a 6ª Sala de Situação da Dengue, organizada pela Prefeitura de Tatuí, por meio do Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde, em parceria com a Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde. O encontro é realizado com o intuito de ampliar o fluxo de informações e planejar novas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Em pauta, como nos outros encontros, esteve a apresentação dos dados referentes a Dengue no município. De 17 de maio a 16 de junho, foram realizadas 14.899 visitas à imóveis; 2.152 controles de criadouros; e 393 nebulizações portáteis. No período foram notificados cinco novos casos de Dengue na cidade de Tatuí, sendo um autóctone e quatro importados, que somados aos casos registrados nos outros meses, totalizam 23 casos no município em 2023.
Além disso, também foram apresentadas as ações realizadas pelo Setor, como a participação no Projeto “Cidade Limpa” (de 1º a 3 de junho), com a distribuição de panfletos informativos e a presença de um carro de som pelas ruas, e o treinamento das novas equipes de Brigadas de Combate à Dengue, que aconteceu no dia 24 de maio.
A Moção de Aplausos concedida ao Teatro Pedagógico da Dengue, pela Câmara Municipal de Tatuí, também foi destaque na Sala de Situação. A apresentação já aconteceu em cinco escolas até o momento e deve ocorrer em todas as unidades escolares do município.
Novamente o Setor de Combate à Dengue pede a colaboração da população a respeito do descarte correto de entulhos e demais materiais, que devem ser feitos nos diversos Ecopontos da Prefeitura (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/). O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal (tatui.sp.gov.br/ouvidoria) ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.
De acordo com os especialistas em Saúde, é importante o uso diário de repelentes. E, caso a pessoa apresente algum sintoma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti (Dengue, Zika ou Chikungunya), deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde, para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.