1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBERÁ OFICINA DE MINIDOCUMENTÁRIO COM CELULAR, DO PROJETO “PONTOS MIS”

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBERÁ OFICINA DE MINIDOCUMENTÁRIO COM CELULAR, DO PROJETO “PONTOS MIS”

Publicado em:

Com duração de 4 horas e indicada para crianças a partir de 7 anos de idade, a Oficina será ministrada pelo cineasta, fotógrafo e arte-educador Ralph Friedericks.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, sediará nesta quinta-feira (18/5), às 14h, uma Oficina gratuita de minidocumentário com celular, promovida pelo Projeto “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).

Com duração de 4 horas e indicada para crianças a partir de 7 anos de idade, a Oficina será ministrada pelo cineasta, fotógrafo e arte-educador Ralph Friedericks. Durante o curso, os participantes assistirão alguns curtas e documentários para entender como eles foram realizados. Em seguida, produzirão pequenos documentários, desde a ideia inicial até a finalização, passando pelo roteiro e pela filmagem. No final da Oficina, haverá uma sessão dos curtas realizados por eles.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local da Oficina, está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com ou museupaulosetubal@gmail.com; ou ainda pelo telefone (15) 3251-4969.

SOBRE O OFICINEIRO

Ralph Friedericks estudou Fotografia e Roteiro, em Paris (França), e Propaganda & Criação, na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Atualmente, trabalha na empresa Matiz Filmes e Produções, onde é produtor, diretor e roteirista de cinema e vídeo, tendo realizado e produzido curtas-metragens, videoclipes, vídeos institucionais, documentários e reportagens.

Desenvolveu mais de 60 Oficinas diferentes sobre Audiovisual (cinema-vídeo, fotografia, brinquedos ópticos e animação) e coordenou mais de 200 delas, desde 2001, nos mais diversos lugares, tais como: SESC da capital paulista, do interior do Estado de São Paulo e de Paraty (RJ); Casas de Cultura; ONGs (Gol de Letra, Sal da Terra e Projeto Criador); Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (capital e interior); Projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo; SESCOOP de São Paulo; Maratona MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo; Escola Pública (Tarsila do Amaral) e Escolas Particulares (Bakhita e BEACON); Fábricas de Cultura de São Paulo; Festivais de Cinema (Festival Curtas Kinoforum  e Festival Cine Fantasy, em 2019); e outros.

Em setembro de 2008, realizou uma Oficina de Vídeo nas comunidades ribeirinhas da Amazônia, dentro do Projeto “Navegar Amazônia”, do diretor Jorge Bodanzky. Em 2012, promoveu a Oficina de Vídeo com Celular, na Campus Party, em projeto do Tela Brasil (Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky), de São Paulo. Em 2017, fez a Oficina de Vídeo com Celular e Animação Stop Motion com Grãos, durante o evento “FESTA”, no SESC Itaquera, e a Oficina de Óculos-Foto 3D, no Circuito SESC de Artes (SESC-SP), em nove cidades do interior de São Paulo.

Realizou exposições fotográficas em Paris, São Paulo e Brasília. Já publicou fotografias em livros (Editora Boitempo), calendário e revistas (Editora Abril).

Também promoveu diversos curtas-metragens exibidos em Festivais e na TV. Ganhou prêmio de público com o curta “PONTOS DE VISTA”, no Festival do Minuto 2000 (codireção com Ale Machado).

Foi premiado com a fotografia “Solitude na Ladeira General Carneiro”, em 1999 (Prêmio Aquisição da Secretaria de São Paulo/Festival do Minuto Fotografia).

Cursou: “História e Linguagem do Cinema”, com o crítico da Folha, Inácio Araújo, em 2019; “A Linguagem da Fotografia”, como aluno especial no setor de Pós-Graduação na ECA USP (São Paulo), com o professor Atílio Avancini, em 2015; “O Roteiro de Audiovisual”, no Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual de Paris (CEEA), em 2001.

Compartilhe:

Outras

Notícias

VIDEOCLIPE “CÃES GULOSOS”, CONTEMPLADO PELA LEI PAULO GUSTAVO, ESTREIA NO CANAL DE VISEL MC NO YOUTUBE

A composição – produzida por Isac no Beat e parte do disco “Está Escrito”, de Visel Mc – é uma crítica incisiva à hipocrisia e à exploração, especialmente em contextos de poder religioso e social.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE DEZEMBRO REÚNE EVENTOS QUE CELEBRAM A CULTURA, O TURISMO RELIGIOSO, A INCLUSÃO E O ESPÍRITO NATALINO

A agenda deste fim de ano reúne eventos gratuitos para todas as idades, incluindo música, teatro, literatura, oficinas e a programação natalina.

MAIS DE 4 MIL LÂMPADAS ENTREGUES PELA POPULAÇÃO NESTE ANO DE 2024 TÊM DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE ADEQUADA

Uma transportadora designada pela empresa parceira da Prefeitura coletou as lâmpadas que estavam armazenadas nos Pontos de Coleta, ou seja, nos Ecopontos de Resíduos e na Central de Triagem da Coleta Seletiva.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo