Aconteceu na quarta-feira (10/5), no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Leste, situado na Vila Dr. Laurindo, a segunda ação do projeto “Posto Móvel de Atendimento ao Trabalhador”, uma extensão PAT nos bairros, atendendo a 41 pessoas que buscam uma recolocação no mercado de trabalho.
Com o objetivo de oferecer uma inclusão produtiva, o Projeto disponibilizou para a população em situação de vulnerabilidade as vagas de emprego disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Tatuí (PAT). A ação promovida pela Prefeitura de Tatuí envolveu as Secretarias de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho; de Assistência e Desenvolvimento Social; da Educação; e da Saúde, por meio do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida.
As 41 pessoas atendidas puderam realizar/atualizar o cadastro no sistema IMO – Intermediação de Mão de Obra,do Ministério do Trabalho, produzir/atualizar o currículo e ser encaminhadas às vagas de emprego. Sendo assim, 12 pessoas já saíram do evento com entrevista agendada em empresas; 8 pessoas com deficiência (PcD) passaram pela terapeuta ocupacional e emitiram seus relatórios de funcionalidade; e 2 jovens aprendizes fizeram o seu primeiro cadastro.
No local, os homens que desejassem, podiam cortar seus cabelos com os profissionais da Barbearia do Felipe; e serviços de Saúde ficaram à disposição da população enquanto aguardavam o atendimento, como medição de pressão arterial e teste de glicemia, realizados pelos alunos do curso de Enfermagem do Colégio Educacional Núcleo Profissionalizante (Cenep), em parceria com a Secretaria da Saúde.
Nas próximas quartas-feiras deste mês de maio, das 10h às 14h, o Posto Móvel de Atendimento ao Trabalhador atenderá nos seguintes locais: dia 17/5, no CRAS Central (Rua Ana Rosa Monteiro, n° 475, Vila Santa Helena, no CEU das Artes); e dia 24/5, no CRAS Norte (Rua João Saulo dos Reis, n° 90, Jardim Gonzaga).
Os interessados em se inscrever nas vagas existentes, bem como deixar o cadastro atualizado para as novas oportunidades, devem levar um documento com foto, CPF, Carteira de Trabalho (física ou digital) e comprovante de residência.
Mais informações podem ser obtidas com o CATE – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Praça Martinho Guedes, nº 12, antigo Alvorada Clube), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3251-4766.