3. Direitos Humanos, Família e Cidadania
  5. EM APENAS SEIS MESES, MAIS DE 4 MIL PESSOAS JÁ PASSARAM PELA CASA DE APOIO…

EM APENAS SEIS MESES, MAIS DE 4 MIL PESSOAS JÁ PASSARAM PELA CASA DE APOIO AO TRATAMENTO DE CÂNCER DE TATUÍ, EM JAÚ

Situada a 400 metros do Hospital “Amaral Carvalho”, a Casa oferece aos pacientes e seus acompanhantes um ambiente humanizado, acolhedor e seguro.

Desde que foi inaugurada, em 14 de setembro de 2022, a Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí “Gildete Spuri de Abreu”, em Jaú, já atendeu mais de 4.100 pacientes que realizam tratamento oncológico no Hospital “Amaral Carvalho”, e seus acompanhantes. O espaço é administrado pela Prefeitura de Tatuí em parceria com a Litac (Liga Tatuiana de Assistência aos Cancerosos).

“A ideia de se criar uma casa de acolhimento em Jaú surgiu do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, por saber das dificuldades que o paciente com câncer do município e seus acompanhantes enfrentavam”, explica a secretária da Pasta, Elaine Miranda.

Dentre as dificuldades as quais ela se refere, pode-se citar o deslocamento do paciente, que sai de van de madrugada e volta muito tarde para sua casa, pois tem que esperar até que a última pessoa seja atendida, ficando na frente do hospital com fome, cansado e sem ter um lugar para descansar e comer.

Com a Casa de Apoio, que está situada a apenas 400 metros do hospital, os pacientes e seus acompanhantes recebem café da manhã, almoço, lanche da tarde e, para os que pernoitam, jantar e ceia. Lá eles também podem descansar e assistir TV, enquanto aguardam até o último paciente terminar o procedimento para retornarem à Tatuí.

“Apesar de ser um local onde as pessoas estão por motivo de doença, a Casa tem um ambiente muito leve, o clima é muito bom e a troca de experiências fortalece uns aos outros. Se for analisado que estar com a ajuda de psicólogo é fundamental nesse momento, percebemos a importância da Casa de Apoio, pois ela é um divisor de águas na vida do paciente oncológico. Além da maneira gentil e carinhosa com que somos recebidos, a Casa também nos proporciona segurança e conforto”, comenta a funcionária pública Amanda Cibele dos Santos Fidêncio, que já fez uso das instalações.

Até o fim deste ano, estima-se que mais de 8 mil pessoas passem pela Casa de Apoio em Jaú, que tem em seu interior: três quartos; sala com cama hospitalar motorizada e cadeira de rodas; sala com TV; sala de jantar; banheiros adaptados com sanitário elevado, ducha higiênica e assento retrátil para banho, além de banheiro para funcionários; cozinha equipada com forno elétrico, geladeira, micro-ondas, fogão industrial e freezer; serviço de Internet; garagem; área de convivência; área de serviço com máquina de lavar; e quarto para motoristas.

Toda essa estrutura não gera nenhuma despesa aos usuários, visto que a acomodação e toda a alimentação são gratuitas, fruto dos produtos adquiridos por meio do Banco de Alimentos, da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Tatuí. Estes alimentos passam por um processo de qualidade e higienização, garantindo a saúde e a segurança de todos aqueles que os consumirem.

Além disso, graças ao Projeto “Farmácia Viva”, mantido em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, os usuários têm acesso a mais de 30 espécies de ervas medicinais plantadas e colhidas para serem usadas em chás, infusões, receitas indicadas ao tratamento do alívio de sintomas gripais, problemas estomacais e dores de cabeça.

Para conseguir usufruir da residência, basta o paciente – após reservar o transporte na Frota Municipal – ir até a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania com os documentos que indicam o tratamento no hospital em Jaú, e com seus documentos pessoais e de seu acompanhante (RG, cartão SUS e comprovante de endereço). Lá, ele preencherá uma ficha cadastral e receberá uma lista de regras que devem ser seguidas na Casa, além de saber se permanecerá durante o dia ou pernoitará no local.

A Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí “Gildete Spuri de Abreu” está situada na Rua Francisco Carvalhaes de Paiva, n° 140, Chácara Braz Miraglia, em Jaú.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.