A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, publicou em seu site o Edital nº 01/2023 para a seleção de 55 doceiros artesanais ou caseiros e/ou indústrias doceiras interessados em participar da 9ª Feira do Doce. O tradicional evento do interior do Estado de São Paulo, acontecerá de 6 a 9 de julho (quinta-feira a domingo), das 10h às 22h, na Praça da Matriz.
Para expor e comercializar na Feira, é preciso que o produtor de doce esteja devidamente formalizado, com CNPJ, comprovadamente instalado em Tatuí e que produza seus doces no município.
Os interessados devem realizar a inscrição no Departamento Municipal de Turismo, situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro (Centro Cultural de Tatuí), até o dia 9 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
O Edital de Seleção está disponível no link https://www2.tatui.sp.gov.br/atos-oficiais/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-4135.
FEIRA DO DOCE
Evento turístico e cultural realizado pela primeira vez no ano de 2013 com o nome de “Festa do Doce”, foi incluído no Calendário Turístico do Estado pela Lei nº 15.844/15. Posteriormente, no ano de 2017, passou a adotar a nomenclatura de “Feira do Doce de Tatuí”, visando enfatizar o caráter empreendedor dos produtores de doce do município e se transformando em um evento de magnitude estadual.
A Feira do Doce é um Patrimônio Cultural Imaterial do município de Tatuí pela Lei Municipal n° 5.670, de 22 de junho de 2022, reconhecida nacionalmente pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Com foco no empreendedorismo, na geração de renda, nos novos negócios e no aumento de networking, a Feira tem como objetivos fundamentais promover a cidade turisticamente como a “Terra dos Doces Caseiros”, dando a oportunidade aos visitantes de encontrarem todas as guloseimas gastronômicas em um único evento, movimentando, assim, o fluxo turístico e trazendo mais divisas ao município de Tatuí.
A última edição do evento, em 2022, contou com 59 expositores que ofereceram seus produtos para 175.892 pessoas que prestigiaram o evento. O público presente adquiriu 337.257 unidades de doces dos produtores tatuianos, movimentando cerca de R$ 1,5 milhão. Os quatro dias “mais doces do ano” geraram 558 empregos diretos e indiretos.