Às 15h deste sábado (15/4), o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá uma tarde de autógrafos do livro “Cinema é Sonho”, de Felipe Abramovictz, com distribuição gratuita, seguido da projeção do filme “A Víbora Humana” (1978-1979), de Expedycto Lyma, e de uma intervenção musical com os cururueiros Rubens Vieira de Paula (Rubinho), Luiz Benedito Garcia (Dito Leiteiro) e Josué Pereira.
O livro “Cinema é Sonho” retrata a trajetória de Expedycto Lyma, que no Circo-Theatro do Alemão percorreu o interior do Estado de São Paulo na virada dos anos 1960, derramando causos de amor e traição, de mocinho e bandido, escritos por ele.
Após dificuldades para manter seu circo, Expedycto formou um grupo teatral mambembe até conhecer a câmera super-8. Maravilhado com a arte cinematográfica, produziu 10 longas-metragens entre os anos de 1979 e 1984, o que o tornou o cineasta com mais longas em S-8 no País, exibidos em seu “pavilhão cinematográfico”, cinema ambulante que circulava pelas zonas rurais. E em VHS, fez mais de uma dezena de filmes, no período de 1996 a 2002, também recuperados por meio do Projeto “Cinema é Sonho”. Todos os filmes de Expedycto foram realizados em Tatuí.
O evento dedicado a Expedycto Lyma chega em Tatuí, cidade do homenageado, após ter circulado no saguão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp. O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local do evento, está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gpv.br.