A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Educação, iniciou, nesta segunda-feira (10/4), um novo formato de servir a merenda escolar para os mais de 1.960 alunos da Rede Municipal matriculados no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano). Agora eles podem se servir pelo sistema “self-service”, onde as refeições são disponibilizadas em um balcão térmico para que cada aluno monte o seu próprio prato.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior e a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, estiveram na EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo” para conhecer essa nova forma de distribuição da merenda. “Essa iniciativa é fruto do nosso compromisso em oferecer uma educação de qualidade e bem-estar para as crianças e jovens do município. Estamos sempre buscando maneiras de aprimorar o ensino e criar um ambiente mais acolhedor e propício para o aprendizado”, destacou o prefeito.
Além desta escola, também foram contempladas as EMEF’s “Prof.ª Eunice Pereira de Camargo” e “Prof.ª Maria Helena Machado” e o Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM).
De acordo com a nutricionista da Rede Municipal de Educação, Isabela Oliveira Juiz, a oferta da merenda desta maneira tem como principal objetivo o desenvolvimento da autonomia dos alunos na hora de realizarem suas refeições. “É uma prática ainda pouco comum nas escolas públicas, mas que auxilia na tentativa de diminuir o desperdício de alimento, oferecendo mais prazer ao aluno na hora de se alimentar, pois ele escolhe o que prefere comer e a quantidade exata de consumo”,explicou Isabela.
A nutricionista ressalta que os balcões térmicos são utilizados apenas para a distribuição do almoço ou jantar servido aos alunos, seguindo o cardápio referência número 5 durante o período escolar. Esse cardápio inclui, por exemplo, refeições com arroz; feijão; carne moída com cenoura, vagem e abobrinha; salada de acelga; banana; ou então, macarrão com molho vermelho (molho de tomate, frango, beterraba e vagem); e salada de alface.
A Secretaria Municipal da Educação reforça que todos os cardápios oferecidos nas Redes Municipal e Estadual seguem rigorosamente o controle da composição nutricional exigida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).