3. Bem-Estar Animal
  5. REUNIÃO COM FOCO NO BEM-ESTAR ANIMAL DEFINE PLANEJAMENTO DA “FESTA DE SÃO JORGE 2023” PARA…

REUNIÃO COM FOCO NO BEM-ESTAR ANIMAL DEFINE PLANEJAMENTO DA “FESTA DE SÃO JORGE 2023” PARA O DIA 23 DE ABRIL

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, promoveu, nesta terça-feira (14/03), no Centro Cultural, uma reunião para apresentação dos detalhes do evento “Tatuí da Festa de São Jorge 2023”. Após dois anos de hiato, em virtude da pandemia da Covid-19, a tradicional festa acontecerá no dia 23 de abril, domingo, no Recinto de Eventos do Lar Donato Flores.

A novidade deste ano é que cavalgada será amplamente acompanhada e fiscalizada “in loco” pelo Departamento Municipal de Bem-Estar Animal, pela Guarda Civil Municipal e pelo Departamento Municipal de Mobilidade Urbana. Nesta oportunidade, o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Paulo Sérgio de Almeida Martins, e a diretora de Bem-Estar Animal, Beatriz Garajau Christofori, apresentaram todas as “Normas e Recomendações da Cavalgada”, sugerindo aos interessados que realizem com antecedência o cadastro on-line dos animais (equinos, bovinos, muares e asininos) no link https://bit.ly/3lk61LF. Em caso de dúvidas referente ao cadastro, elas podem ser esclarecidas com o próprio Departamento de Bem-Estar Animal, pelos telefones (15) 3205-1082 ou 3205-1199. A ação visa garantir o bem-estar dos animais e coibir a prática de maus-tratos, já que, no evento, não será tolerada a utilização de animais debilitados; caso isso aconteça, os animais serão recolhidos e o proprietário será autuado.

A concentração da tradicional procissão de cavaleiros de São Jorge será às 10h na Avenida das Mangueiras, próximo ao Cruzeiro, percorrendo as principais ruas da cidade e seguindo até o Recinto de Eventos do Lar Donato Flores, onde acontecerá o evento. A programação festiva terá início a partir das 12h, com a bênção aos cavaleiros da procissão de São Jorge. A festa será beneficente em prol ao Lar Donato Flores, que será responsável pela Praça de Alimentação, com venda de almoço, salgados, churrasco, doces caseiros e bebidas. No palco, acontecerão shows musicais e de danças típicas da cultura raiz.

O encontro foi conduzido, pelo secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko) e, além da participação do secretário e da diretora do Bem-Estar Animal (já citados acima), também teve a presença do comandante da Guarda Civil Municipal, Vanderlei dos Passos; do subcomandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Roberto Rodrigues dos Santos; dos turismólogos da Prefeitura, Jean Vinicios Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho; do agente de Cultura, Rogério Miranda; do diretor de Agricultura, Juliano Marcel de Moraes; do coordenador do Bem-Estar Animal, Silvano Aparecido Calori; do coordenador do Canil Municipal, Giovani de Tarso Tacachsc; da estagiária deste mesmo Departamento, Eduarda Vitória Peixoto; e de representantes de várias Comitivas de Cavaleiros de Tatuí, entre elas, Fire House, Muladeiros, Rancho da Viola e ATTAC.

Uma outra reunião, ainda sem data prevista, será marcada para apresentação de toda a programação e das atrações do evento. O secretário de Cultura e Turismo, Douglas Dalmatti, afirmou que o objetivo é manter a tradição do evento, mas com segurança e organização, criando um ambiente familiar para o lazer e entretenimento dos munícipes.

HISTÓRICO DA FESTA

No Brasil e em vários países, o Dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril. Em Tatuí, a festa faz parte da cultura raiz, sendo um evento relatado no Hino de Tatuí, com música de Maria Ruth Luz e letra de Paulo Cerqueira Luz. O evento teve seu auge na década de 70, com retomada no final da década de 90, focando na cultura raiz e com uma tradicional procissão, que atrai centenas de cavaleiros, muladeiros e boiadeiros, sempre com saída da Avenida das Mangueiras.

A última edição da “Tatuí da Festa de São Jorge 2023” aconteceu em 2019 e contou com cerca de 300 cavaleiros e 1500 pessoas que prestigiaram a programação cultural da festa.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.