Com o intuito de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, promoveu várias ações de conscientização nos meses de fevereiro e março.
As atividades foram em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência (instituída pela Lei nº 13.798/2019), que consta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é celebrada na primeira semana de fevereiro. Neste período, a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania realizou a entrega de cartazes preventivos sobre o tema para escolas estaduais e para as Secretarias Municipais da Educação, da Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social.
Depois, com alunos e professores da E.E. P.E.I. “Prof.ª Altina Maynardes Araújo”, o tema foi desenvolvido por meio do Projeto “Só para Meninas”, que aconteceu no dia 03/03, no Centro de Artes e Esportes Unificados Fotógrafo “Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes. A enfermeira da Rede Municipal de Saúde, Patrícia Diniz, explicou os riscos de uma gravidez precoce e reforçou a importância de familiares, amigos e escolas no apoio e acolhimento do adolescente quando ocorrer a gestação.
De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania mais projetos de conscientização, sobre diversos temas, devem acontecer no decorrer do ano. As Escolas Municipais, Estaduais e Particulares e/ou Organizações do município interessadas em realizarem uma parceria para os trabalhos futuros, podem entrar em contato pelo e-mail dhfc@tatui.sp.gov.br.