Tatuí recebeu, na tarde desta segunda-feira (27/02), para participar da programação especial de volta às aulas do Conservatório local, as visitas da secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton, e do coordenador da Unidade de Formação Cultural, Dennis Alexandre Rodrigues de Oliveira.
O secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Tatuí, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), esteve representando o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, acompanhado do diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna. Também estiveram presentes, a diretora-executiva da Organização Social “Sustenidos”, que é gestora do Conservatório de Tatuí, Alessandra Costa, e o presidente do Conselho de Administração da Sustenidos, André Isnard Leonardi.
O encontro teve início com a apresentação especial da Banda “Move” – formada por participantes do Curso de Férias do Conservatório de Tatuí e por intercambistas do Programa “MOVE” -, marcada por músicas tradicionais de Moçambique e da Noruega.
Em seguida, Alessandra Costa fez seu pronunciamento e passou a palavra ao secretário municipal de Cultura. Buko destacou o trabalho que a gestão executiva está realizando em prol ao fomento e a difusão da arte e da cultura municipal, focando nos Editais de Cultura e nas Oficinas da Escola Municipal de Artes. Na sequência, a secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton, deu as boas-vindas aos alunos e descreveu a importância do Conservatório para o Estado de São Paulo.
Após os pronunciamentos, os representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Cultura, da Unidade de Formação Cultural e da Sustenidos se reuniram e apresentaram propostas para a valorização do Conservatório. Depois da reunião, todos foram conhecer os murais realizados pelo artista Diego Dedablio, grafitado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.
Empossada no cargo em janeiro deste ano, é a primeira vez que uma ocupante da cadeira da Secretaria de Estado da Cultura se reporta tão brevemente ao Conservatório de Tatuí, o que representa para a cidade uma valorização do Setor Cultural.
SOBRE MARÍLIA MARTON
A secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo é graduada em Ciências Sociais pela PUC-SP e Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Julho.
No Poder Público, ocupou cargos relacionados na Prefeitura Municipal de São Paulo, na Secretaria Estadual de Educação e, em 2011, na própria Secretaria Estadual de Cultura, como chefe de gabinete. Também atuou na Secretaria de Governo da Prefeitura de São Caetano do Sul e na Câmara Municipal da mesma cidade.