Na tarde de quinta-feira (17/11), aconteceu, no Ginásio da A.A. XI de Agosto, a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, promovido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Educação.
A cerimônia teve a participação do prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Marcos de Abreu; do comandante do 22° Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel PM Glauco Rogério Ribeiro Alves; do comandante da 2ª Cia. do 22° BPM-I, capitão Diego Reali Ponciano Machado; dos secretários municipais Elisângela Cecílio (Educação), Coronel Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), Elaine Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania) e Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer); e do vereador Paulo Sergio de Almeida Martins (Paulinho Motos).
Eles, acompanhados dos 610 alunos participantes do PROERD e de seus familiares, foram recepcionados com muita música e, em seguida, entoaram juntos o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Tatuí, para então ouvir a história do PROERD, que já mudou a vida de muitas crianças e adolescentes.
A grande novidade deste ano, foi a implantação do “PROERD Kids”, com os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, que aprenderam sobre a importância dos telefones de emergência – 190 e 193, além de noções de cidadania, perigos domésticos, bullying e outras temáticas.
Pelas mãos da cabo PM Carina Bueno, os professores das escolas receberam uma certificação, antes de, enfim, os alunos receberem tal gratificação. As escolas que participaram do PROERD foram: as EMEF’s “Eugênio Santos”, “Prof.ª Sarah de Campos Vieira dos Santos”, “João Florêncio” e “Prof. Accacio Vieira de Camargo”; a Escola Projeto “Senna em Ação”; e os Colégios Anglo, Adventista e Objetivo.
Os alunos do 5º ano do Colégio Objetivo também foram certificados. Eles tiveram, durante o ano letivo, aulas sobre como prevenir o uso e o abuso de drogas, por intermédio de orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
Como parte da cerimônia, a aluna destaque do 5º ano, Gabriela Padilha Tashiro, fez a leitura de sua redação, na qual expressou todos os conhecimentos por ela adquiridos no Projeto. Este ato, antecedeu o período final e mais emocionante da formatura: o juramento dos alunos. Juntos, eles recitaram as seguintes palavras: “Eu, aluno PROERD, prometo aos meus pais, aos meus professores, às autoridades e à comunidade aqui presente, ficar longe das drogas e não praticar a violência. Viva o PROERD!”.
Neste momento, o hino do Programa ressoou por todo o Ginásio, para a entrada do leão DARE, que tem esse nome inspirado no programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Educação para a Resistência ao Abuso de Drogas – em tradução livre), surgido em 1983, que inspirou a implantação deste mesmo projeto no Brasil, em 1993, com o nome de PROERD.
O PROERD – O Programa é realizado em sala de aula, sendo conduzido por um policial militar fardado, que atua como um divulgador das ideias do PROERD para os alunos, com o intuito que as disseminem na sociedade.
Nas aulas, os alunos não aprendem somente a dizer “não” ao uso das drogas, mas também a reforçar sua autoestima, ou seja, além de fortalecer o compromisso de resistir à pressão pelo uso de entorpecentes, os pequenos também são motivados a terem uma vida saudável.