Neste mês, como em todos os anos, acontece a Campanha “Outubro Rosa”, de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do câncer de colo de útero, em todo o mundo. Em Tatuí não será diferente. Diversas ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nas Estratégias Saúde da Família (ESF’s) pertencentes a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, para abranger o maior número de mulheres possíveis.
A principal ação, intitulada de “Dia D”, será no dia 21/10 (sexta-feira), das 16h às 21h, no CEMEM – Centro Municipal de Especialidades Médicas.
Serão oferecidos exames preventivos de colo de útero e de mamas, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Não será necessário agendamento prévio, basta comparecer no CEMEM, que está situado na Rua São Bento, nº 15, Centro.
Outras ações – Além da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania também está promovendo ações durante este mês tão importante. No dia 4/10 (terça-feira), a Pasta realizou a entrega de panfletos informativos e laços rosas para as servidoras públicas do Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”; e distribuiu cartazes do “Outubro Rosa” para todas as Secretarias Municipais.
Com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a doença, incentivar a realização do autoexame mensalmente e da consulta anual com um médico, no dia 14/10 (sexta-feira), acontecerá a ação “Entre Elas”, em dois períodos, no Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”.
Também no Paço, como encerramento da Campanha “Outubro Rosa”, no dia 27/10 (quinta-feira), das 11h às 17h, haverá uma tenda rosa de orientação, com a presença de profissionais de saúde. Simultaneamente, também serão oferecidos serviços de cuidados com a saúde e a beleza, sorteios e um espaço kids, para as mães ficarem tranquilas enquanto aproveitam as atividades.
Outubro Rosa – A Campanha foi criada na década de 90, quando a Fundação “Susan G. Komem for the Cure” criou o laço cor-de-rosa, que é o símbolo da prevenção ao câncer de mama, distribuindo o mesmo para os participantes da primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e que agora acontece anualmente.
O movimento surgiu com o intuito de alertar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e das medidas protetivas contra a doença, que se desenvolve por meio da multiplicação de células anormais no corpo humano, que alteram sua genética, de forma hereditária ou adquirida, podendo ser de vários tipos.
Em todo o mundo, o “Outubro Rosa” tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama – e, também, sobre o câncer de colo do útero -, para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença, fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
De acordo com dados do Inca – Instituto Nacional do Câncer, no Brasil o câncer de mama é o segundo tipo da doença mais comum, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, com cerca de 66 mil mulheres desenvolvendo a doença apenas entre 2020 e 2022.