No Dia das Crianças, próxima quarta-feira (12/10), os pequenos terão à sua disposição um dia repleto de muitas atividades culturais, esportivas e de entretenimento, tudo isso na Praça da Matriz, das 9h30 às 18h. A ação será realizada pela Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Educação e de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
Oficinas de brinquedos; pintura facial; histórias; jogos de dama e xadrez; pinturas; balão pula-pula; corda; chute ao gol; bola ao cesto; boca do palhaço; distribuição gratuita de algodão doce e pipoca; e muitas outras atividades serão promovidas pelo Projeto “Brincar e cantar, é só começar”, das 9h30 às 14h. No mesmo período, haverá diversas atividades esportivas; trabalhos artísticos de grafite com os artistas da exposição “Exxxplosão Urbana”; participação especial do palhaço Batatinha e dos personagens Mickey e Minnie; e, ainda, com o apoio cultural da Rede Caetano, cama elástica, tobogã e algodão doce e pipoca gratuitos.
Logo após o fim dessas atividades, às 14h, o Programa “Circuito SP” entra em cena, com o espetáculo “O Circo a Céu Aberto”, com o palhaço Pitercrash (interpretado por Fabiano Freitas) e os músicos André Fioroti (bateria) e Michel Moreaux (clarinete, pife e gaita). O coreto da praça será transformado em um verdadeiro picadeiro de circo, no qual o palhaço resgatará a atmosfera poética do encontro, do aplauso e do riso, juntamente com seus músicos, que executarão os clássicos da “palhaçaria” clássica, com o humor sendo vivenciado em seu estado puro. O espetáculo retrata a história do próprio palhaço, seus sonhos, medos, inseguranças, defeitos e frustrações.
Encerrando as atividades, das 15h às 18h as crianças poderão embarcar no Projeto “Teatro a Bordo”, que apresentará o espetáculo “Sessão Solene, a Princesa e o Gigante”, apresentado pelo Ministério de Turismo do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O espetáculo tem início com a abertura da “Caixola de Histórias”, uma caixa de aço que anda por esse País, viajando para cima e para baixo, deixando o povo feliz; conhece os lugares e o tempo, estradas, trilhas e mares; e agora em busca de mais aventuras voou e seguiu pelos ares de Tatuí. Na “tripulação” do Projeto, estarão a bordo o violeiro Cantador, a bailarina Flor e o palhaço Grandão, que conduzirão essa jornada cheia de magia, humor e emoção.
Após a apresentação, as crianças receberão os livros que foram escritos pelo grupo “Teatro a Bordo” durante a pandemia da Covid-19. São eles: “Lendas Brasileiras”, que retrata o universo fantástico da natureza e as manifestações que permeiam a imaginação popular de nove cidades; “Nomes de Origem”, que conta a história de elementos curiosos da criação dos nomes de oito municípios e seus significados; e “Povos e Tradições”, com elementos estruturantes de costumes locais, manifestações e tradições de mais oito cidades.