De 7 a 17 de setembro, o Centro Hípico de Tatuí recebeu a “44ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga”, realizada pela ABCCRM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, com o apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
O evento contou com a presença de 180 criatórios – de 8 Estados do Brasil – e seus 450 animais da raça, movimentando cerca de R$ 3 milhões em negócios, especialmente nos hotéis, restaurantes e outros serviços, gerando desenvolvimento, renda e emprego, além da “Loja Mangalarga”, que vendeu mais de mil produtos.
Nas transmissões das atividades equestres – Marcha, Morfologia e Função -, realizadas pela organização do evento, mais de 80 mil visualizações foram totalizadas, durante as 130 horas ao vivo na internet.
A grande novidade desta edição foi o Projeto Criança, no qual 110 crianças da EMEF “Teresinha Vieira de Camargo Barros” e do “Núcleo Lírio” participaram de um minicurso – com o médico veterinário Marcos Sampaio de Almeida Prado – sobre a história da raça Mangalarga, os cuidados com os cavalos e as curiosidades sobre o animal.
Neste evento, a Secretaria Municipal de Turismo participou com um stand, onde foi realizada a “Pesquisa de Demanda Turística”, que foi respondida por mais de uma centena de turistas e expositores que passaram pelo Centro Hípico de Tatuí nos dez dias de atividades. Todos eles oriundos do Estado de São Paulo e de diversas partes do Brasil, como Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná. Deles, 69,5% são maiores de 41 anos de idade – faixa etária dominante no evento; além disso, 80% das pessoas estiveram no município em virtude, unicamente, da “44ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga”, dos quais cerca de 50% permaneceu mais de três dias em Tatuí, gastando mais de R$ 300 por dia. Por fim, 99,1% das respostas, indicam que os turistas da Exposição retornarão à Tatuí no futuro.
Além disso, no stand da Prefeitura, uma equipe tirou dúvidas e ofereceu informações aos visitantes, com a distribuição de guias turísticos de Tatuí, de folders e de cartões postais, e a exibição de um vídeo institucional da cidade e do turismo local. “O objetivo do stand turístico foi o de promover o nome do município, além de orientar os turistas sobre os atrativos locais, os meios de alimentação e de hospedagens existentes na cidade. São eventos como este, que alavancam o turismo de negócios e estimulam a geração de emprego e renda para Tatuí”, destacou o secretário de Turismo, Cassiano Sinisgalli.