Até quarta-feira (14/09), o Campo Municipal “José Aparecido Figueiredo” (Alemão), no Jardim Santa Rita de Cássia, está recebendo a sala itinerante do Projeto “Cine em Cena Brasil”, realizado pelo Ministério do Turismo do Governo Federal, pelo Instituto CCR – por meio da Lei de Incentivo à Cultura – e pela Ibirajá Produções, com apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
A sala comporta até 200 pessoas, que poderão apreciar gratuitamente as 12 sessões de cinemas que estão acontecendo, em cadeiras com encosto e assentos com almofadas, ar-condicionado e projeção digital. Devido ao número limitado de lugares, o espaço será preenchido por ordem de chegada, sem agendamento prévio.
Além dos filmes – nacionais e internacionais – que estão sendo exibidos, as pessoas poderão participar de um debate sobre o documentário exclusivo “Um crime entre nós”, que retrata o universo da exploração sexual infantil no Brasil.
O referido Projeto retomou suas atividades neste ano, após a paralisação devido à pandemia da Covid-19. Além de Tatuí, outras cidades da região também receberão o “Cine em Cena Brasil”, como Capela do Alto, Alambari, Sorocaba e São Roque.
O Campo Municipal “José Aparecido Figueiredo” (Alemão) está situado na Rua Dionísio de Campos Pedroso, no Jardim Santa Rita de Cássia.
Programação – Confira abaixo a programação completa dos três dias de atividades do Projeto “Cine em Cena Brasil” em Tatuí:
– Segunda e terça-feira (12 e 13/09): 7h30 – exibição do filme “História Antes de uma História” (classificação livre); 9h30 – exibição do filme “Raya e o Último Dragão” (classificação livre); 14h – exibição do filme “Raya e o Último Dragão” (classificação livre); e 19h30 – exibição do filme “Homem Aranha: sem volta para casa” (não indicado para menores de 12 anos de idade).
– Quarta-feira (14/09): 7h30 – exibição do filme “História Antes de uma História” (classificação livre); 9h30 – exibição do filme “Raya e o Último Dragão” (classificação livre); 14h – exibição do filme “Raya e o Último Dragão” (classificação livre); 16h – exibição do filme “Homem Aranha: sem volta para casa” (não indicado para menores de 12 anos de idade); e 19h30 – exibição e debate do documentário “Um crime entre nós” (não indicado para menores de 14 anos de idade).
“Cine em Cena Brasil” – O Projeto – que recebe recursos da Lei de Incentivo à Cultura – surgiu devido a necessidade de levar a “sétima arte” até a população menos favorecida. “No Brasil, apenas 6% dos municípios possuem salas de cinema. Muitas vezes, para a comunidade mais carente, a sala itinerante é o primeiro contato com o cinema”, explica o sócio da Ibirajá Produções, Edson Souza.
Além disso, as escolas públicas do país também podem receber o Projeto, todavia por meio de agendamentos, que devem ser feitos antecipadamente nas Prefeituras que receberão a sala itinerante.
Mais informações sobre o Projeto e a programação completa de suas atividades podem ser encontradas no Facebook (https://www.facebook.com/cineemcenabrasil/) e no Instagram (@cineemcenabrasil).