Na manhã de quinta-feira (1°/9), o auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM) foi sede do 1º Encontro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMAD, que teve como tema “Resgatando Vidas”. Nesta primeira ação, que marcou a reativação das atividades do Conselho, participaram alunos da E. E. “Barão de Suruí” e do Lar Donato Flores, além dos usuários dos serviços do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), da Prefeitura de Tatuí.
A presidente do COMAD de Tatuí, Cíntia Scaglioni, que também é diretora da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS deu as boas-vindas aos presentes e explanou sobre o Conselho, destacando a sua importância. “O COMAD tem o objetivo de propor diretrizes para orientar, auxiliar e cooperar com as atividades da educação, prevenção, repressão e recuperação acerca do uso de substâncias entorpecentes e drogas que causem dependência física e/ou psíquica”, disse Cíntia.
Durante o evento, o presidente do COMAD de Indaiatuba, Gerson Luiz Vieira, também falou aos presentes sobre a importância da existência do Conselho nos municípios, ele que também atua como conselheiro, líder de atletas, palestrante e voluntário, além de ser agente multiplicador de prevenção às drogas pelo DENARC-SP – Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico.
Um dos conselheiros do COMAD tatuiano, Jorge Alfredo Soares da Conceição, apresentou seu depoimento de mudança de vida, desde a sua saída do mundo das drogas até agora, cursando o Ensino Superior em Serviço Social.
O encontro ainda foi abrilhantado por uma linda apresentação do Coral do CAPS-AD, além de ter contado com a presença de alunos da Eletiva “Carreira Militar”, da E. E. “Barão de Suruí”, ministrada pelas professoras Cleusa Serafim de Camargo e Fernanda Lopes.
No NEBAM, também estiveram presentes o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso; os vereadores Renan Cortez e Paulo Sergio de Almeida Martins; o diretor da FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, Anderson Luiz de Souza; a diretora da Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Marília Bernardo; além de membros do COMAD e de gestores das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, de Educação, de Direitos Humanos, Família e Cidadania, de Saúde e de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas – O Conselho foi criado pela Lei Municipal nº 4.646, de 29 de maio de 2012, porém, após algum tempo de inatividade, retornou neste ano aos seus trabalhos.
Atualmente, o Conselho é formado pelos seguintes representantes: da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Janderson Mendes Miranda Martins e Alessandro Bosso; da Secretaria de Educação, Lucilene Cristina Domingues e Samara Nunes Fogaça Sanches; da Secretaria de Saúde, Cíntia Scaglioni e Llays Wanessa Vasque Galero Santos; da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, João Batista Oliveira Zani e Rogério Aparecido Miranda; da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Francisco Carlos Severino e Vanderlei dos Passos; da Guarda Civil Municipal de Tatuí, Érica Renata Vieira da Rocha e Geraldo Coelho; das entidades de Classe, Olívio Zanetti Junior e Guilherme Parisi; das instituições de tratamento, recuperação e reinserção social, Lucas Augusto de Campos e Jorge Alfredo Soares da Conceição; das lideranças comunitárias de bairros, Claudio Antônio Machado de Campos e Valentin Carrero; dos usuários dos Programas de Atendimento de Entidades Não Governamentais, Emerson Rodrigo Camargo Martins e Renan Adelch de Almeida Machado; da Polícia Militar, Elis Roberta de Souza e Carina Tatiane Bueno; e da Polícia Civil, José Luiz Silveira Teixeira e Igor Barros Silva. Vale ressaltar que cada representação é composta por um titular e um suplente.