Na manhã de terça-feira (23/08), a cidade de Tatuí, após três anos, conquistou novamente o Certificado do Programa Município VerdeAzul (PMVA), em solenidade realizada no Salão Nobre da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. O PMVA foi criado em 2007, com o intuito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental das cidades paulistas.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí, José Hélio de Oliveira Júnior, que esteve na cerimônia, a certificação tatuiana se deu graças aos inúmeros projetos realizados com êxito pelo Departamento de Meio Ambiente, como o Projeto “Nascentes”, a Coleta Seletiva, o “Óleo Zero”, as Operações Limpeza e Cata Treco, e os Ecopontos. “Destacamos ainda que todas as construções, licitações e demais atos administrativos realizados pelo poder público municipal respeitam a legislação vigente que prioriza o meio ambiente. A promoção de campanhas educativas orientando sobre os riscos e perigos quanto aos descartes incorretos, queimadas e degradações ambientais também tem sido constante em Tatuí. Agradeço nossa equipe que trabalha diariamente para manter o meio ambiente saudável e em equilíbrio”, afirmou o secretário.
Em Tatuí, o PMVA tem como interlocutores os engenheiros Karina Camargo de Sousa e José Vicente Alamino de Moura, mas o esforço na elaboração e execução das ações foi creditado a todo o Departamento de Meio Ambiente.
Para se enquadrar na certificação, os municípios são avaliados de acordo com os seguintes critérios: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.
Por meio desses critérios, o Programa Município VerdeAzul busca estimular e auxiliar as gestões municipais na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.