Na semana do 196º aniversário de Tatuí, o Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí, receberá a Banda Municipal “Maestro Pingo”, de Porangaba, regida por Henrique de Campos Machado. A apresentação acontecerá neste sábado (13/08) – véspera do Dia dos Pais -, às 11h, na Praça da Matriz.
A Banda foi criada em 2005, comandada pelo maestro Lázaro Nogueira da Silva (Maestro Pingo), que renovou a geração musical de Porangaba, conhecida como “Cidade Sinfonia”. No entanto, a Banda ficou inativa de 2013 a 2018, quando ganhou novo fôlego, dessa vez sob a liderança do maestro Henrique de Campos Machado.
Em 15 de novembro de 2018, durante uma reunião, os membros definiram que a Banda Municipal receberia o nome do “Maestro Pingo”, em homenagem aos seus trabalhos na música e na formação de músicos. Após o projeto de denominação ter sido aprovado na Câmara Municipal, o mesmo foi sancionado pelo então prefeito de Porangaba, Luiz Carlos Vieira Sobrinho, em 3 de dezembro de 2018. Dessa forma, a “Cidade Sinfonia” continua na arte musical, por meio da Banda Municipal “Maestro Pingo”.
O regente – Henrique Machado iniciou seus estudos musicais em Porangaba, sob a orientação do maestro Lázaro Nogueira da Silva (Pingo).
Em 2006, ingressou no Conservatório de Tatuí, no curso de Flauta Transversal, como aluno dos professores Anselmo Pereira da Silva e Otávio Blóes, formando-se em 2011 no curso regular e em 2013 no curso de aperfeiçoamento. É graduado em Música e formado em Regência e Aperfeiçoamento em Regência, pelo Conservatório de Tatuí, sob orientação do maestro Dario Sotelo.
No Conservatório de Tatuí, tocou na Banda Sinfônica Jovem, na Orquestra Sinfônica Jovem, no Grupo de Choro, na Big Band, na Orquestra Sinfônica e na Banda Sinfônica, atuando sob a regência de maestros como Frank Battisti (EUA), Gregory Fritze (EUA), Matthew George (EUA), Mark Whitlok (EUA), Nigel Clarke (Inglaterra), Felix Hauswirth (Suíça), Rafael Sanz-Espert (Espanha), Pablo Dell’Oca Sala (Argentina), Dario Sotelo (Brasil), João Maurício Galindo (Brasil), José Antônio Pereira (Brasil), Marcelo Jardim (Brasil), Marcos Sadao (Brasil), entre outros. Regeu a Banda Sinfônica e a Banda Sinfônica Juvenil e foi maestro assistente da Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório.
Desde 2010, é flautista do grupo “Choro Vivo”, de Tatuí, integrado pela velha guarda da região. Atualmente, é músico da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e maestro das Bandas Municipais das cidades de Porangaba, Conchas e da “Camerata Les Ensembles”, de Tatuí.