No período das 14h às 17h deste sábado (18/06), o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá o Projeto “Cineclube – Mulheres no Cinema de Curta-metragem”, da atriz e cineasta Camila Cattai. A ação faz parte do Dia do Cinema Brasileiro (em 19/06), data que tem como referência as primeiras gravações cinematográficas realizadas no Brasil.
No encontro, após uma breve introdução sobre a história das mulheres no cinema e sobre mulheres cineastas no Brasil, serão apresentados três curtas-metragens dirigidos por mulheres brasileiras, provocando uma discussão sobre os temas e as estéticas das obras.
O objetivo é aumentar o repertório de cinema dos participantes e, junto com as discussões, propor um novo olhar para o cinema feito por mulheres no Brasil. “Objetivamos também que o público possa se colocar no debate sobre o trabalho das mulheres, focando no trabalho da mulher artista. Como em Tatuí há grande mulheres trabalhadoras das artes plásticas, música e teatro, gostaríamos de acrescentar a discussão da mulher no cinema, para enriquecer o debate sobre o assunto na cidade”, explica Camila Cattai.
O evento é gratuito, tem como público-alvo pessoas interessadas em cinema, preferencialmente com mais de 16 anos de idade, que é a indicação etária dos filmes, e terá capacidade de 40 lugares, que serão organizados por ordem de chegada. O Museu “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro; agendamentos devem ser realizados pelo e-mail museupaulosetubal@gmail.com.
“Cineclube – Mulheres no Cinema de Curta-metragem”, de Camila Cattai, recebeu recursos por meio do Edital de Cultura nº 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III da Lei Aldir Blanc (LAB) e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí.
Camila Cattai – A proponente do Projeto é atriz formada pelo Conservatório de Tatuí, com vasta experiência, inclusive internacional, em teatro, vídeo e cinema. Desde 2012, ministra oficinas e aulas de teatro.
No ano de 2017, concluiu o curso de Cinema, pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), onde foi aluna bolsista e formou-se com honras, o que lhe deu oportunidade de concluir Mestrado em Comunicação pela mesma instituição, como aluna bolsista CAPES. Sua dissertação, texto sobre o trabalho da diretora soviética Olga Preobrazhenskaya, concorreu ao prêmio de Melhor Dissertação do ano de 2020 pela CAPES.
Camila Cattai concluiu estágio acadêmico ministrando aulas de Linguagem Cinematográfica e História do Cinema Brasileiro. Foi professora na ONG “Afago”, onde concluiu uma extensa oficina em todas as áreas do cinema com crianças da Favela Pedreira, Zona Sul de São Paulo.
É diretora de cinema e publicidade, destacando seu filme “Bandida”, protagonizado por Zé Celso e Helena Ignez, obra que concorreu a prêmios em diversos países, como Alemanha e Colômbia, e recebeu menção honrosa na Arábia Saudita.