Os alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio da Escola Estadual “Barão de Suruí – PEI” realizaram, durante o mês de maio, o Projeto “Radioatividade” e suas produções estão agora expostas no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí. A exposição estará aberta ao público até o dia 3 de julho, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
As atividades, que consistiram em pesquisas, apresentação de seminários, análise de documentários e elaboração de desenhos, tinham o intuito de despertar nos alunos a sensibilidade e a criatividade, para aguçar o senso crítico deles, tudo baseado na música “Rosa de Hiroshima”, interpretada por Ney Matogrosso, quando integrante do grupo “Secos e Molhados”.
A música “Rosa de Hiroshima” foi composta por Vinícius de Moraes, em 1946, como forma de protesto ao uso das bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki no Japão, lançadas pelos aliados no fim da Segunda Guerra Mundial. Inicialmente, a composição foi publicada no livro “Antologia Poética”, e três décadas depois, em 1973, o poema foi musicalizado por Gerson Conrad, integrante do grupo “Secos e Molhados”, cuja formação inicial também incluía João Ricardo e Ney Matogrosso.
Participaram do Projeto “Radioatividade” os alunos do Ensino Fundamental II (7º ano A e 7º ano B) e do Ensino Médio (2º ano A e 2º ano B), orientados pelos professores Rute Severino (Biologia), Luana Grandine (Química), Tiago Pontes (Física), Sônia Ramos (Português e Projeto de Vida) e Ismael Cleto (Sala de Leitura).
O Museu está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.