A exposição temática “Benê, o flautista”, de Paulo Flores, um projeto da Associação Brasil Cultural, pode ser prestigiada gratuitamente pelo público até o dia 26/06, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico Paulo Setúbal, da Prefeitura de Tatuí. A mostra multimídia homenageia os 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo.
O material está disponível nos sites brasilinstrumental.com e movimentosemtela.art.br, e tem o intuito de refletir sobre a cultura e a atual política nacional, segundo o proponente do Projeto, Paulo Flores. “Já vínhamos, há algum tempo, querendo ressuscitar a semana de 22 por achar que o colonialismo cultural só tem piorado neste século. Então por que não somarmos as ações em uma grande frente de conscientização cultural? Assim nasceu o Movimento Sem Tela, onde passamos a invadir virtualmente os museus do mundo, estimulando um questionamento crítico sobre a arte brasileira atual e como será no futuro”, esclareceu Paulo. Esse Projeto tem o objetivo de levar para o Museu “Paulo Setúbal” essa realidade cultural brasileira por meio da produção da “época de ouro”.
Os apreciadores da arte e os alunos da Rede Municipal de Educação podem embarcar em uma “viagem no tempo à uma época de ouro, na qual aguçarão seus olhares críticos por meio de um evento multimídia”, comentou o diretor municipal de Cultura, Rogério Vianna.
No auditório do Museu também está sendo exibido o documentário “A Linha do Tempo”, de Benedito Lacerda, que cruza fatos mundiais do seu período de vida (1900 a 1958). As bibliotecas de cada escola visitante recebem um exemplar do box set “Benê, o Flautista”.
O Projeto “Benê, o flautista”, de Paulo Flores, recebeu recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III, da Lei Aldir Blanc (LAB), e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí.
O Museu “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro; agendamentos devem ser realizados pelo e-mail museupaulosetubal@gmail.com.