Nesta terça-feira (31/05), os servidores da Prefeitura de Tatuí tiveram a oportunidade de participar do curso “Excelência no Atendimento ao Cidadão”, que compõe o Programa de Desenvolvimento Local – PDL, do qual Tatuí é a primeira cidade da Região Metropolitana de Sorocaba – RMS a participar.
O encontro aconteceu no Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” – NEBAM, e foi dividido em duas turmas, de manhã e à tarde, totalizando a participação de 313 pessoas.
A capacitação foi ministrada pela analista do SEBRAE, Bernadete Florense de Proença Bonilha, que explanou sobre a relação entre o cliente e o prestador de serviço, como pressuposto básico para a excelência no atendimento ao cidadão. A explicação se deu por meio da análise do ciclo do bom atendimento, analisando as perspectivas do atendente e do atendido e os “pecados capitais” do atendimento.
Os servidores também participaram de uma palestra, a respeito da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), ministrada pelo advogado e procurador legislativo da Câmara Municipal de Cesário Lange, Murilo de Camargo Barros – especialista no tema de crescente relevância. O advogado explicou aos presentes sobre o funcionamento da LGPD, sobre as formas com que os dados são vazados em computadores e celulares e, principalmente, sobre como prevenir tais vazamentos, em âmbito pessoal e público, que podem acarretar diversos problemas para as vítimas.
Programa de Desenvolvimento Local – O Curso fez parte das ações que compõe o Programa de Desenvolvimento Local – PDL, ao qual Tatuí aderiu em 18 de maio, durante reunião entre o Sebrae-SP, Gestão Municipal, Fundações e Autarquias Municipais, quando foi assinado o termo de adesão ao convênio, no Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”.
O Programa traz ferramentas importantes para o crescimento econômico, envolvendo o Poder Público, setor produtivo e a sociedade civil. Estão previstos projetos e cursos de inovação, produtividade, gestão e tecnologia, além de programas de inovação e agricultura familiar.