Nesta segunda-feira (23/05), no Centro Cultural, aconteceu a primeira reunião com os 60 participantes da 8ª Feira do Doce de Tatuí, que será de 7 a 10 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.
Promovida pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, a reunião deu as boas-vindas aos produtores de doces selecionados para participar da maior Feira do segmento do interior paulista e abordou informações pertinentes, como os números da última edição da Feira e a divulgação dos calendários de oficinas de capacitações e de reuniões preparatórias.
A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, e contou com a participação do secretário municipal de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho, Aniz Eduardo Boneder Amadei; do presidente da Aprodoce (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí), Marcelo Leite de Almeida; do gerente regional do SEBRAE Sorocaba (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Alexandre Martins; e dos turismólogos da Prefeitura de Tatuí, Jean Vinicios Sebastião e Rafel Halcsik Coutinho.
Dentre os pontos ressaltados por Sinisgalli, destacam-se: o resultado obtido pela Feira em sua última edição, que ocorreu em 2019, quando mais de 495 empregos – diretos e indiretos – foram gerados, resultando em mais de R$ 840 mil movimentados em negócios; e a expectativa para a edição que se aproxima, que tende a ser a “maior de todos os tempos”. Além disso, o secretário da Pasta que organiza a Feira, exaltou o papel desempenhado pelos produtores de doces da cidade, e a importância das oficinas de qualificação e das reuniões preparatórias que antecedem a feira (que serão 10, nesta edição). “Este é sem dúvida o maior evento turístico do município, capaz de promover o turismo cultural e gastronômico, além de impulsionar a economia criativa, com o objetivo de fomentar e valorizar os produtores de doce de nossa cidade”, comentou Sinisgalli.
No encontro, foi anunciado que os expositores da Feira – de acordo com o gerente regional do SEBRAE, Alexandre Martins -, serão contemplados em um programa de qualificação especial, que lhes ensinará técnicas de formação de preço de venda, planejamento estratégico, técnicas de vendas no varejo e design de experiências turísticas.
Outros pontos também foram abordados na reunião, como a importância do associativismo e cooperativismo entre os produtores de doces; do segmento doceiro para a economia local; e do evento, como uma Feira de Negócios, promotor da “Terra dos Doces Caseiros” em todo o País.