O Sebrae-SP e a Prefeitura de Tatuí assinaram ontem, 18/05, o termo de adesão para implantar o Programa de Desenvolvimento Local (PDL). É o primeiro Município da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a assinar o convênio, que traz ferramentas importantes para o crescimento econômico, envolvendo o Poder Público, setor produtivo e a sociedade civil.
Representando o Sebrae-SP, esteve o gerente regional de Sorocaba, Alexandre Martins. O PDL tem como objetivo o desenvolvimento dos negócios, o estímulo à geração de emprego e renda e no fomento ao empreendedorismo. Estão previstos projetos e cursos de inovação, produtividade, gestão e tecnologia, além de programas de inovação e agricultura familiar.
As ações também têm como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciais empreendedores e empresários de diversos setores. Ainda estão previstas ações de educação empreendedora para alunos do ensino fundamental, médio e universitário e capacitação de professores.
Tatuí terá ainda, a execução do Programa Consórcio Empreendedor, com ações de políticas públicas envolvendo os temas capacitação de governança, compras públicas, redução da informalidade, inclusão social e produtiva; visando uma melhoria no ambiente empresarial.
“Estou muito feliz de poder desenvolver o Programa de Desenvolvimento Local com a orientação do Sebrae-SP. Tatuí sai na frente em busca de ferramentas para poder planejar o seu futuro, na questão do desenvolvimento econômico”, destacou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP Alexandre Martins, o programa foi criado para unir todos os setores e agentes públicos e empresariais, visando estimular o desenvolvimento local e, assim, contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Entendemos que o empreendedorismo atua como impulsionador da economia e do desenvolvimento social”, destaca.