No próximo mês de maio, o Projeto “Rodas de Choro”, idealizado pelo Conservatório de Tatuí – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo -, em parceria com a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, acontecerá em três terças-feiras, dias 3, 17 e 31, às 17h, na Praça da Matriz.
As Rodas são conduzidas pelos docentes dos cursos de Choro, professores Alexandre Bauab Jr., Altino Toledo, Benedito de Paula, Marcelo Cândido e Rodrigo Moura; e também por alunos da instituição musical tatuiana.
Apesar do relaxamento das medidas sanitárias de combate à Covid-19 e do evento ser realizado ao ar livre, as “Rodas de Choro” ainda seguem os protocolos de distanciamento entre os presentes e higienização.
Rodas de Choro – Desde a implantação do curso de Choro no Conservatório de Tatuí, seus membros já realizavam as rodas de choro, de forma extracurricular em ambientes privados. Entretanto, desde o ano passado, a instituição musical abraçou a causa e tomou para si a responsabilidade da organização do evento, criando o “Choro na Praça”, na Praça da Matriz, que logo se popularizou como “Rodas de Choro”, sendo aberta para o público em geral.
O projeto foi um sucesso e, para 2022, a organização prevê um aumento de 65% de participação dos músicos, visto que 95% dos alunos que não residiam em Tatuí estavam tendo aulas on-line 2021 e agora retornam ao ensino presencial e, consequentemente, estarão aptos a frequentar as rodas de choro.