Neste sábado (30/04), a partir das 13h, a Praça da Matriz será palco da apresentação de dança “Corpo Tenso”, de Raissa Matos. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional da Dança – celebrado em 29/04 – e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
“Corpo Tenso” é uma apresentação acompanhada de uma experimentação sonora ao vivo, que investiga as tensões geradas no corpo devido à pandemia da Covid-19. Ela é dividida em três etapas, as quais expõe a transformação de um corpo cotidiano para um corpo tenso, por meio de uma dança que explora diferentes estados físicos, passando por linguagens, desde a dança experimental até a performance.
O Projeto de Raissa Matos recebeu recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III, da Lei Aldir Blanc (LAB).
Raissa Matos – A proponente do Projeto cursou Direção na “SP Escola de Teatro”, em 2021; Técnico em Dança, na ETEC de Artes de São Paulo, em 2019; e Cenografia e Aperfeiçoamento em Artes Cênicas, no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, em 2017.
Iniciou sua carreira como dançarina em 2010 e, em 2015, ingressou como coreógrafa e coordenadora no grupo de dança “ST DNC”, em Tatuí, onde também idealizou, juntamente com o diretor e coreógrafo Mat Kaytan, o festival de dança “Movimenta”, que acontece até os dias de hoje. No mesmo ano, ingressou como atriz no grupo “Garagem & Cia”.
Recentemente, Raissa residiu em São Paulo para aprofundar seus estudos em Artes da Cena; trabalhou nos grupos “Cia. da Vila” (2018), “T. F. Style” (2018-2021), “Núcleo Experimental de Butô” (2019) e “Calêndula” (2019-2021); além de ter participado de apresentações como performer na “33ª Bienal de Artes de São Paulo”, com a artista Wura-Natasha Ogunji (2018). Neste período também participou de cursos e residências com o Coletivo “Teatro da Pomba Gira”, Cia. “Mungunzá de Teatro”, Coletivo “Corpos Nômades”, “Al Nascimento”, Cia. “A Fleur de Peau” (Paris), “Felix Oropeza” (Venezuela) e “PERA School of Performing Arts” (Chipre).
Neste ano, Raissa participou do curta-metragem “Iti & Malia”, com o grupo teatral “ArteemQ”, e pelo quarto ano consecutivo residiu o espetáculo “Carne Urbana”, da Cia. de Dança “T. F. Style”. Atualmente, ministra aulas on-line de alongamento, coreografia e flexibilidade, e como artista solo desenvolve sua pesquisa em dança, teatro e performance.