Como forma de valorizar ainda mais a literatura brasileira no mês que já é dedicado a literatura infanto-juvenil, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da Prefeitura de Tatuí, realizará, nesta quarta-feira (27/04), às 14h, uma Roda de Conversa com Maikon Douglas, escritor do livro de fantasia e magia “Guardiões do Destino”.
“Os livros de fantasia, de ficção, de poesia, de contos, de tirinhas ou de novelas, independente do gênero, nos fornecem a chave do mundo da leitura. No caso da literatura nacional, isso se torna ainda mais potente através da identificação com a realidade de cada leitor, contribuindo para a construção de sua identidade”, explica o escritor.
Segundo ele, a literatura de fantasias é algo divertido, pois atrai; cada vez que se lê algo fictício ao leitor, ele pode embarcar em uma viagem para lugares diferentes, conhecer pessoas novas, personagens com poderes élficos e demoníacos, fazendo com que o tempo voe, despertando a curiosidade em saber como será o final da história. Além do mais, a fantasia é algo que, acima de tudo, torna indivíduos cada vez mais criativos, levando a mente a produzir novos pensamentos e não mais a acreditar somente naquilo que vê, melhorando a maneira de se expressar e interagir com outras pessoas.
Conclui-se que, após o seu surgimento, a literatura deu oportunidades, mesmo que não em questões igualitárias, para todas as classes sociais. “É fato que o leitor principiante precisa de uma motivação contínua pelo gostar e por efetivar-se do ato de ler. Essa influência vem, geralmente, de casa e da escola, respectivamente, uma por costume ou pela cultura, e a outra por dever. A biblioteca é parte de transformação, é um lugar onde se instiga o interesse pelo educar”, conclui o escritor, garantindo que todos esses aspectos serão apresentados por ele no dia da roda de conversa.
Os projetos de Incentivo e Fomento à Leitura da Biblioteca “Brigadeiro Jordão” são coordenados pela professora Maria Salete Pereira, e os interessados em participar deverão procurar a Unidade Bibliotecária, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Rua Santa Cruz, nº 405, Centro, ou fazer contato via e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br.