Esta quinta-feira (21/04) será histórica para a cidade de Tatuí, pois acontecerá a Missa de Instalação da Basílica Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Tatuí, que se tornará uma “extensão do Vaticano na Cidade Ternura”, como define o reitor da agora Basílica, padre Élcio Roberto de Góes.
A cerimônia religiosa terá início às 16h e toda a população é convidada a participar deste momento único. Além do interior da igreja, toda uma estrutura está sendo preparada no exterior do templo, para acolher bem a um grande número de fiéis.
A celebração, que acontecerá durante as comemorações dos 200 anos de existência da Igreja Matriz de Tatuí (1822 – 2022), será presidida pelo bispo de Itapetininga, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto e também contará com a presença de outros bispos, como o arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, que já confirmou presença.
Com a elevação, a Igreja Matriz de Tatuí se tornará a 74ª Basílica Menor do Brasil, 22ª do Estado de São Paulo e a 2ª da Diocese de Itapetininga, juntamente com a Basílica de São Miguel Arcanjo, na cidade homônima, que conquistou tal feito em 2018.
Mais de mil pessoas são esperadas no templo religioso, dentre fiéis de toda a região, clero e autoridades civis e militares, entre elas o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, que, inclusive, participará de um momento do rito nos arredores da igreja, que é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí (CDPHA), sendo considerada Patrimônio Histórico e Cultural do município e, agora, sendo um templo reconhecido internacionalmente.