A Vigilância Epidemiológica (V.E.) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí ganhou uma nova sede nesta quarta-feira (06/04), quando foi inaugurado o prédio na região central da cidade, que também comportará o Ambulatório de Infectologia e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Intitulado em homenagem a “Regina Aparecida Coelho”, o espaço pode atender melhor a população tatuiana, em um lugar mais moderno, amplo e confortável.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; do presidente da Câmara Municipal de Tatuí, vereador Antônio Marcos de Abreu; da secretária de Saúde, Olga Daniela Kramek, e demais secretários municipais: Elaine Leite de Camargo Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania), Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer) e Elisângela da Costa Rosa Cecílio (Educação); da diretora da Vigilância em Saúde, Rosana Aparecida Oliveira; dos vereadores José Eduardo Morais Perbelini (Eduardinho), Paulo Sérgio de Almeida Martins (Paulinho Motos), Renan Cortez e Cíntia Yamamoto Soares; do subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcos Roberto Rodrigues dos Santos; do representante Institucional da Elektro, Eduardo Zornoff; e de familiares da patronesse do prédio: Daniel Coelho, Vanessa Cattel e Carmen Lúcia Coelho.
“Este é um espaço bastante adequado para o trabalho dos profissionais da saúde, inclusive para traçar estratégias contra a mortalidade infantil, pois aqui se reunirão as equipes para definição das ações necessárias. É aqui que estão, também, as nossas vacinas (Covid-19, gripe, entre outras), que salvam vidas. Por isso, agradeço a Elektro pela doação de uma geladeira/refrigerador para o devido armazenamento destas vacinas. Além disso, parabenizo os familiares da homenageada Regina Aparecida Coelho”, destacou o prefeito Miguel em seu pronunciamento.
A patronesse do prédio, Regina Aparecida Coelho, começou a trabalhar aos 13 anos de idade na Loja Teles. Depois, prestou concurso público para técnica de enfermagem, na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Trabalhou, também, por 6 anos na Unimed de Tatuí. De acordo com seus familiares, Regina sempre teve mais de um emprego para construir um futuro melhor e não se aposentou porque tinha expectativa de voltar a trabalhar no CCE – Centro de Comunicação Emergencial 192, trabalho que fazia com muito amor. Seu último emprego foi no Pronto Socorro Municipal de Tatuí, como técnica de Enfermagem, e estava concluindo o curso de Enfermagem na Faculdade Integração Tietê (FIT). Infelizmente, Regina faleceu em Tatuí, aos 47 anos de idade, no dia 21 de maio de 2011.
O espaço – Instalado na Rua Juvenal de Campos, nº 203, Centro, desde 15 de janeiro de 2022, o prédio comporta a Vigilância Epidemiológica (V.E.), o Ambulatório de Infectologia e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Os pacientes com doenças infectocontagiosas (HIV/Aids, Hepatites Virais, Hanseníase, Tuberculoses e Leishmanioses), para casos relacionados a violências doméstica e sexual e para acidentes de trabalho com material biológico, são atendidos mediante guia de encaminhamento médico no Ambulatório de Infectologia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O setor do Ambulatório é composto por três consultórios médicos, um consultório de enfermagem, farmácia, laboratório para coleta de exames, recepção e sala de espera. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos infectologistas adulto e pediatra, médico pneumologista, médico dermatologista, psicóloga, fisioterapeuta, farmacêutica, enfermeira, técnicos de enfermagem e recepcionista. O Ambulatório também é composto pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realiza testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, com demanda espontânea.
Das 7h às 17h, também de segunda a sexta-feira, funciona o setor de Vigilância Epidemiológica, que tem como função notificar e promover análises permanentes da situação epidemiológica do município, das chamadas DNCI (Doenças de Notificações Compulsórias Imediatas), articulando ações destinadas para a promoção, a prevenção e a recuperação da saúde. As principais funções da equipe – composta por duas enfermeiras, dois técnicos de enfermagem, três digitadores, dois recepcionistas, dois motoristas e um médico infectologista – são: relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença com as dificuldades da saúde entre a população; gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades; identificar e investigar a causa e a origem da doença; notificar as doenças de notificações compulsórias (doenças transmissíveis ou evento de saúde pública) para o SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação; receber as vacinas de rotina e de campanhas (Influenza, Covid-19 e Sarampo) e encaminhá-las para as Unidades de Saúde; acompanhar as coberturas vacinais e emitir o Certificado Internacional de Vacinação; registrar todos os óbitos e todos os nascidos vivos que ocorrem no município e atualizar o banco de dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (SINASC); e manter um comitê de mortalidade materno infantil. Para tanto, suas dependências contam com uma recepção, uma sala administrativa, duas salas de digitação, um almoxarifado e uma sala para armazenamento de vacina, chamada de Rede de Frio.