1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. UNIDADES DE SAÚDE DE TATUÍ RETOMAM, PRESENCIALMENTE, O PROGRAMA “HIPERDIA” 

UNIDADES DE SAÚDE DE TATUÍ RETOMAM, PRESENCIALMENTE, O PROGRAMA “HIPERDIA” 

Publicado em:

Objetivo do programa é cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de, fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida a eles.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou, presencialmente, em seis Unidades Básicas de Saúde, as atividades do Programa “Hiperdia”, destinado para pessoas portadoras de hipertensão e diabetes. 

“Infelizmente, por conta da pandemia da Covid-19, e seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, a maioria dos pacientes crônicos teve seu acompanhamento interrompido”, explica a diretora de Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde, Marília Bernardo. Segundo ela, o isolamento social ocasionou um acréscimo importante do sedentarismo, da alimentação inadequada, da obesidade, o que gerou um aumento dos níveis da pressão arterial e da glicemia, sem falar nas consequências no âmbito da saúde mental. 

Agora, com o número de casos positivos da Covid-19 já controlados, os acompanhamentos dos pacientes que participam do “Hiperdia” estão sendo realizados na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Santa Rita de Cássia; na ESF “Dr. Alceu Machado Filho”, da Vila São Cristóvão; na ESF do Jardim Tóquio, na ESF “Othoniel Cerqueira Luz”, do CDHU; na UBS do Valinho e na ESF “Dr. Medardo Costa Neves”, do Jardim Rosa Garcia. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, no dia 4 de abril, será reativado o Programa na UBS “Enfermeiro Antônio Rodrigues”, da Vila Esperança, com atividades todas as segundas-feiras, às 9h30, na quadra do COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade, situado em frente à UBS. 

O paciente hipertenso ou diabético interessado em participar do Programa “Hiperdia” deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. 

Sobre o “Hiperdia” – O objetivo do Programa “Hiperdia” é cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos do município a fim de, por meio do cuidado especial, fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida a eles.

Os pacientes são cadastrados no Programa (em sua Unidade de Saúde de origem) e passam a ser acompanhados com atendimento médico individual e de enfermeiro, recebendo orientações sobre o uso correto das medicações; participam de grupos educativos multiprofissionais, com aferição da pressão arterial e da glicemia capilar; recebem atendimento com nutricionista, com o intuito de manterem uma alimentação saudável; e praticam atividades regularmente com uma educadora física. Tudo isso, de acordo com a necessidade individual de cada um. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

AUDITÓRIO DO NEBAM RECEBE CONCERTO DE NATAL DA ORQUESTRA “NOTAS BRILHANTES”

O evento, com entrada gratuita, promete encantar o público com um repertório variado, incluindo a sofisticação da música clássica e a leveza de peças populares.

GRUPO DE TRABALHO, ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB) SUSPENDE ATIVIDADES TEMPORARIAMENTE

O recesso administrativo seguirá até o dia 13 de janeiro de 2025.

NO PERÍODO DE 30 DIAS, 18 CASOS DE DENGUE SÃO REGISTRADOS EM TATUÍ, SENDO 16 AUTÓCTONES E 2 IMPORTADOS

Neste ano de 2024, a cidade tem um total de 871 casos da doença, sendo 770 autóctones e 101 importados.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo