O documentário “Doces Relatos”, de William de Oliveira Lima, foi premiado no “14° CawCine – Festival Nacional de Audiovisual, Roteiro, Arte e Música”, como o “Melhor Roteiro de Documentário”. O vídeo em questão estreou no mês de dezembro, no Canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no Youtube, e pode ser acessado no link (https://bit.ly/3rebu51).
Inspirado em programas como chef’s table, o documentário apresenta uma narrativa focada em depoimentos de personalidades da cidade e suas relações pessoais com um doce caseiro, bem como a relação deste doce com a cidade de Tatuí. Com isso, o vídeo mostra que os doces caseiros estão presentes na mesa dos tatuianos, registrando o potencial histórico da “Terra dos Doces Caseiros”, um dos títulos que mais traz orgulho à cidade de Tatuí.
As diversas fábricas e empresas do ramo de confeitaria, bem como as receitas dos doces mais tradicionais acompanham gerações, que se confundem com a história da própria cidade. No documentário, um registro histórico das relações dos munícipes com estas receitas dos doces é apresentando, contribuindo para a construção do patrimônio cultural gastronômico de Tatuí.
Além da categoria “Melhor Roteiro de Documentário”, o qual foi premiado, William igualmente concorreu com o seu trabalho em outras categorias no “14° CawCine”: “Melhor Direção”, “Melhor Roteiro” e “Melhor Produção”. Também concorreu a outros títulos, como: categoria “Melhor Documentário” no 1º Curta Alagoinha 2021; categoria “Melhor Documentário em Curta Metragem”, no “Rofífe – 14° International Rotary Short Film Festival”, na Turquia; e “Seleção Oficial”, dos festivais internacionais de curta metragem “Lift-Off Global Network”, no Reino Unido, e “First-Time Filmmaker”, nos Estados Unidos. O documentário foi exibido em todos os eventos e ainda concorre em outros festivais nacionais e internacionais ao longo deste ano.
“Doces Relatos” foi contemplado pelo Edital de Cultura 01/2021, do “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, da Prefeitura de Tatuí.