A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, inaugurará nesta sexta-feira (25/03), às 10h, o monumento “Enfermeiro”, criado e produzido pelo artista plástico Cláudio Camargo, em homenagem aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. A escultura estará situada na Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes”, da Fundação Educacional “Manoel Guedes” (FEMAGUE).
Com 1,5 metros de altura, a obra confeccionada em gesso pelo artista, foi doada ao município para a escolha de sua localização. “A obra foi produzida para ficar exposta em área interna, com a intenção de agradar e trazer um pouco de felicidade a estes profissionais que são nossos heróis guiados por mãos divinas”, comentou Camargo.
O Espaço Cultural do artista plástico, intitulado “Claudio Esculturas”, tem grande importância para Tatuí, pois no local foram esculpidos outros monumentos, de personalidades da música local, como: “O Maestro”, Bimbo Azevedo, João Baptista Del Fiol, Nacif Farah e os Seresteiros, que é composto por sete seresteiros da Capital da Música.
“Claudio Esculturas”, situado no Bairro dos Mirandas, foi um dos habilitados pelo Edital de Cultura 01/2020 – Chamamento Público para Espaços Culturais e recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Decreto Municipal nº 20.657 de 16 de julho de 2020.
Sobre o artista – Cláudio Camargo nasceu em Tatuí, no dia 14 de julho de 1957. Foi aluno do professor espanhol Rafael Juarez Sangrador e teve aulas com os artistas Sara Goldman, Célia Marcassa e Walter Miranda.
Diretor-fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart), Cláudio atuou por 13 anos em pintura “óleo sobre tela”, com exposições individuais e coletivas, e há 9 anos atua como escultor, prestando serviços para várias cidades.
Na área de “óleo sobre tela”, pintou e desenvolveu muitas obras. Fez trabalho de “pintura de mural” no Lar São Vicente de Paula e foi o primeiro artista a expor suas obras na Câmara Municipal de Tatuí, a convite da administração, para incentivar o turismo na cidade. Teve a honra de produzir um quadro do piloto Ayrton Senna da Silva para o Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM).
Sua primeira obra como escultor foi a confecção do busto do professor Chico Pereira, para o Lar São Vicente de Paula, de Tatuí. Com o reconhecimento dessa obra, veio a primeira grande oportunidade: foi convidado para participar do Projeto “Praças em Tatuí”, que consistia na confecção de 11 esculturas, em tamanho natural, que foram instaladas nas praças centrais da cidade. As esculturas são: “O Maestro”, na Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo; “Bimbo Azevedo”, na Praça da Matriz, em frente à Rua XI de Agosto; “Nacif Farah”, na Praça Paulo Setúbal, em frente à Escola Barão de Suruí; e o monumento “Os Seresteiros”, composto por esculturas de sete personalidades que fomentaram o gênero Seresta na Capital da Música, entre eles, Noel Rudi, Francisco José Fiuza, Ditinho Rolim, Joãozinho do Irineu, Osmil Martins, Raul Martins e o poeta e ex-prefeito de Tatuí, professor Paulinho Ribeiro.
Confeccionou o busto do fundador do Lar Donato Flores, a pedido do diretor da instituição. Prestou serviços para a Prefeitura de Capela do Alto e, nessa oportunidade, fez sua primeira arte sacra, denominada “O Monge”. Com o sucesso dessa obra, a Prefeitura solicitou mais cinco esculturas de pessoas ligadas à história da cidade, as quais estão sendo finalizadas.
Em Itapetininga, confeccionou a escultura da primeira aviadora do Brasil, Anésia Pinheiro Machado, e a inauguração contou com a presença de militares, representando a Aeronáutica. Em 2016, para a Paróquia São Roque, de Boituva, fez o monumento em homenagem ao Padroeiro da cidade.